>
 

Entender Um Ao Outro

Uma das melhores maneiras para um homem para amar a sua esposa é entendê-la. Pedro explica que é imperativo para os "maridos, coabitai com ela [sua esposa] com entendimento," (1 Pedro 3:7).

Este princípio funciona nos dois sentidos. Esposos desejam ser entendido também. Na verdade, todos nós fazemos. Todos, casados ​​ou não, querem ser compreendido pelos outros no nível mais profundo possível. Nós nascemos com essa necessidade, e nunca parecem superá-lo.

É escape fraco para dizer que não podemos entender o outro. Nós podemos e devemos. Leva tempo - tempo gasto na presença um do outro fazendo perguntas, ouvindo atentamente, em seguida, perguntar novamente. É tão simples e tão difícil quanto isso. Ninguém, naturalmente, pode avaliar completamente o mistério do coração de outra pessoa, mas podemos aprender algo novo todos os dias. O homem sábio de Provérbios chamou o entendimento "fonte de vida" (16:22), uma fonte profunda de sabedoria a todos que a procuram.

Mais uma vez, eu digo, o entendimento leva tempo ... um dos presentes mais preciosos que podemos dar aos outros. Como nós escolhemos gastar nosso tempo é o indicador mais seguro de quanto nós nos importamos com aqueles que amamos.

Peça ao Senhor hoje para lhe dar a graça de ter o tempo para entender as pessoas importantes em sua vida. - David Roper


Para aqueles cujas vidas tocamos na vida,

Para quem o nosso amor nós concederíamos,

O maior presente que podemos dar

Pode ser um coração compreensivo. - Branon

 

"Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata! O alto caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma. A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir o despojo com os soberbos. O que atenta prudentemente para a palavra achará o bem, e o que confia no SENHOR será bem-aventurado. O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino. O entendimento, para aqueles que o possuem, é uma fonte de vida, mas a instrução dos tolos é a sua estultícia." (Provérbios 16:16-22)

Na leitura da Bíblia hoje, encontramos dois exemplos de poesia hebraica. No versículo 18, vemos o "paralelismo sinônimo", no qual a mesma idéia é repetida usando palavras ligeiramente diferentes. O conector de chave para a comparação é a palavra e. No versículo 22, no entanto, vemos o "paralelismo antitético", um dispositivo que utiliza idéias opostas, estabelecidos em termos de contraste. Aqui, o conector chave para o contraste é a palavra mas. Veja se você pode encontrar outros exemplos destes dispositivos poéticos em Provérbios 16. - Bill Crowder


Pensamento do Dia: Ouvir é uma porta aberta para o entendimento.