>
 

Opa!

Um dia tempestuoso em junho, a nossa família, de férias nas Montanhas Rochosas Canadenses, era a um local turístico que foi anunciado como um "precisa ver". O vento frio me fez relutar em ir até que eu vi um grupo de pessoas que retornavamm do ponto pitoresco, "Vale a pena?" Eu perguntei. "Definitivamente!" foi sua resposta. Isso nos deu o incentivo para seguir em frente. Quando finalmente chegamos ao local, a sua beleza nos prestou praticamente sem palavras. "Opa!" foi tudo o que conseguia.

Paulo chegou a esse ponto, quando ele escreveu sobre a obra de Deus em salvar judeus e gentios no livro de Romanos. Três coisas sobre Deus "empolgou-lo".

Primeiro, Deus é onisciente "Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! " (11:33). Seu plano perfeito de salvação mostra que Ele tem soluções muito melhores para os problemas da vida do que somos capazes de imaginar.

Em segundo lugar, Deus é onisciente. Seu conhecimento é infinito. Ele não precisa de conselheiro "Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?" (v.34) e nada surpreende Ele!

Em terceiro lugar, Deus é todo-suficiente "Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? " (v.35). Ninguém pode dar a Deus o que Ele não foi o primeiro dar a eles. Nem pode alguém alguma vez retribuir-Lhe por Sua bondade.

"Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!" (v. 36)

Podemos dizer com Moisés: "Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?" (Êxodo 15:11). Que Deus maravilhoso nós servimos! - C. P. Hia

 

Pela graça de Deus eu estou na ponta dos pés,

Vendo todas as suas grandes maravilhas,

Louvando-O que livremente me deu

Fé simples para entender! - Bosch


Em Romanos 9-11 Paulo tentou entender o plano de Deus para a salvação, primeiro para os judeus, depois para os gentios. Ele lutou com o mistério da eleição de Deus dos judeus, a sua incredulidade presente, e a inclusão dos gentios. Citando Isaías 40:13 "Quem guiou o Espírito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro, o ensinou?", Paulo concluiu com uma doxologia (Romanos 11:33-36), celebrando a grande sabedoria de Deus e do conhecimento, "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55:8-9). A.W Tozer escreveu de Deus ser onisciente: "Porque Deus sabe de todas as coisas com perfeição, Ele não conhece coisa melhor do que qualquer outra coisa, mas todas as coisas igualmente bem. Ele nunca pergunta sobre qualquer coisa, nem (exceto quando desenhou homens fora de seu próprio bem) que Ele buscou informações ou fez perguntas" (O Conhecimento do Santo, pp.61-62). - Sim Kay Tee

Pensamento do Dia: Em caráter de Deus e em Sua criação, vemos sua majestade.