>
 

Provas e Tribulações - 2

            Muitas vezes pessoas confundem o que está acontecendo nas suas vidas, e querem rotular tudo como fosse uma só coisa, quando na realidade uma coisa defere de outra, e vem para a vida da gente por razões diferentes. Nota o que elaboro abaixo, que provavelmente lhe dará condições de compreender melhor o que passa na sua vida.

            Provas - Jó é frequentemente mencionado como um dos que sofreu, e podemos dizer terrivelmente. A Bíblia recorda em Jó 1:1 algo importante acerca do caráter dele: "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem integro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal." Ele não era homem pecador e desobediente a Deus, portanto não podemos dizer que era um castigo que caiu sobre ele, e também não foi perseguição dos seus compatriotas. Acontece que o diabo acusou Deus de proteger e abençoar Jó de tal maneira que ele simplesmente servia a Deus pelas bênçãos que recebia. Deus então permitiu que Jó fosse provado. Sua família foi levada, seus bens todos foram roubados ou destruídos, de modo que restou apenas Jó e sua esposa em situação de pobreza. Jó ainda foi fiel a Deus. Foi permitido por Deus, então,  que Jó fosse afligido na sua carne. Nota agora o resultado desta prova: "Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma." (v. 22) Este homem, apesar do seu sofrimento, afirmava que não deixaria de confiar em Deus. O sofrimento trouxe a prova de sua fidelidade a Deus apesar de circunstâncias contrariadas. Deus permite provas para que provamos a Ele, ao mundo e a nós mesmos que servimos a Deus não por vantagem, mas por amor e devoção a Ele.

            Perseguição - Há também a perseguição, que difere da prova. A perseguição vem de fora, e normalmente de descrentes cujas consciências são perturbadas pela boa conduta do crente, pois esta conduta faz com que eles sentem compungidos de coração, e na teimosia atacam o crente, sendo que Deus está fora de alcance. A Igreja do primeiro século sofreu terrivelmente neste sentido. A perseguição foi o normal em todo o século e depois, tanto dos judeus quanto dos gentios. Este crentes, cristãos de verdade, foram obrigados, ou para confirmar sua fé e sofrer, ou renunciar a fé e se livrar da perseguição. Eles não foram surpreendidos com a perseguição, pois foi previsto: "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." (II Timóteo 3:12) Nota bem que diz que isto aconteceria aos que viviam piedosamente. Pedro explicou a razão pela qual devemos sofrer: "... porque se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal." (I Pedro 3:17) Se um cristão sofrer por praticar o mal, ele não tem quem culpar a não ser ele mesmo. Neste caso não seria sofrer por causa justa.

            Pode ser que você está sofrendo alguma prova para testar sua fé, tanto para você, para Deus, para o diabo e para os descrentes que observam sua vida piedosa. Pode ser que sofra perseguição por causa da sua vida piedosa, mas em tudo que sofre, dê graças a Deus por poder ser considerado digno de sofrer junto com seu Senhor. (Atos 5:41)

Philip D. Walmer