>
 

Provas e Tribulações - 3

 

                Correção - "... porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe." (Hebreus 12:6)

          Da mesma forma que ocorre no relacionamento de pais e filhos na carne, também ocorre o relacionamento de nós com o nosso Pai Celestial. Como nossos filhos naturais frequentemente escolhem para não nos ouvir ou nos atender, filhos de Deus, gerados por Ele, fazem o mesmo. Deus normalmente usa a Sua Palavra para falar conosco, e Ela é bem clara com respeito do que Ele espera de nós em relação a Ele, aos companheiros de fé e aos que continuam no mundo. Um dos problemas é que muitos não leem a Palavra, leem somente passagens que eles acham agradáveis ou rejeitam o que leram. Em qualquer um destes casos, o filho de Deus coloca si mesmo em situação para desobedecer a Deus por desconhecer a vontade de Deus para conosco. Da mesma forma que um motorista não pode alegar desconhecimento das leis do transito, o filho de Deus não pode fazer semelhante alegação em relação às leis de Deus. Deus fala também por várias maneiras individualmente como no caso de todos os profetas do Antigo Testamento, inclusive, Jonas. Caso não dê a devida atenção ao que Deus falou pela Palavra ou por outro meio, Deus, no seu amor e desejo de salvar esta pessoa, ou no caso de Jonas outras pessoas, Ele se vê obrigado para corrigir, ou como em nosso texto acima, até açoitar. Lembra-se! Ninguém é perfeito e não importa por quantos anos tem caminhado com o Senhor, ainda é possível que precisa a correção do Senhor. Esta correção pode ser branda ou severa, dependendo de como esta disciplina do Senhor é aceita. Filhos obedientes jamais terão de sofrer a correção ou os açoites do Senhor.       

             Vamos examinar em mais detalhe em quais situação Deus opta para corrigir Seus filhos. Segue oito razões por que Deus corrige:

1. Quando homens recusam ouvir - Jó 33.

2. Quando homens cometem iniquidade - II Samuel 7:14.

3. Quando homens provocam a Deus - Salmos 6:1 e 38:1.

4. Quando homens renunciam ou abandonam a Deus - Salmos 89:30-32.

5. Quando homens recusam julgar a si mesmos - I Coríntios 11:32.

6. Quando homens teimosamente rebelam - Deuteronômio 11:2-6, Levítico 26:14-31,  Números 14.

7. Quando homens semeiam à carne - Gálatas 6:7-8.

8. Quando seus filhos necessitam de instrução e correção - Hebreus 12:5-10, Apocalipse 3:19.

          O cristão que tem a plenitude do Espírito Santo continuamente no seu tabernáculo de carne para o auxiliar, que é leitor da Palavra e é dado à oração conhecerá o que seja a perfeita vontade de Deus. O Espírito Santo o auxiliará na compreensão das instruções de Deus na sua Palavra e lhe dará força para cumprir o seu dever.

          O cristão que é realmente sincero, que deseja salvar a sua alma mais do que qualquer outra coisa, jamais achará que a lei do Senhor é pesada ou penosa. Ele terá prazer em ser filho obediente, visando a recompensa futura e eterna da sua obediência.

Philip D. Walmer