>
 

Provas e Tribulações - 5

Fogo

 

            Terminei o último devocional numa nota negativa e triste. Agora quero abordar o assunto de fogo na vida do crente verdadeiro. Todo crente precisa do fogo Bíblico na sua vida. Mas há um fogo que ele pode escapar se deixar com que os outros fogos operem corretamente na sua vida.

            Em Mateus 3:11 João Batista anuncia Jesus como aquele que: "... vos batizará com o Espírito Santo e com fogo." Em João 7:39 Jesus falou profeticamente acerca do preenchimento pelo Espírito Santo: "Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem..." Em João 20:21-22 Jesus ainda enfatizou: "... Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." Em Atos 1:5 Jesus disse: "... sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." Em Atos 2:1-4 esta promessa foi cumprida: "... apareceram línguas como de fogo e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficarem cheios do Espírito Santo..." Todos os crentes necessitam desta experiência. Pelo Espírito Santo recebido da mesma forma que todos os crentes no início da Igreja O receberam, o rente terá poder para vencer a carne e o diabo, poder para testemunhar e cumprir as ordens de Jesus, bem como um fogo que age sempre para destruir toda e qualquer obra da carne que impediria a salvação do crente. Este é o fogo que age para purificar e eliminar o indesejável da vida do crente para que ele seja um vaso puro, algo aceitável ao Senhor sem qualquer mácula e contaminação do mundo.

            A Bíblia também se refere a uma obra apuradora por fogo em I Pedro 1:6-7: "Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado ao valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo."  Este fogo de provações é também o que purifica o crente, fazendo com que sua fé valoriza mais que os tesouros do mundo, como ouro e outros metais preciosos. Metais preciosos, bem como pedras preciosas e semipreciosas são formados no calor do fogo de vulcões. Sem este fogo não teríamos estas coisas de beleza indescritível. Da mesma forma é essencial que todo crente passa por este processo para que seja algo de beleza, de valor e aceitável ao Senhor Jesus Cristo.

            É necessário que reconheçamos nestas alturas a verdade expressa pelo Apóstolo Pedro que passou por tantas provações na sua curta vida: "Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando." (I Pedro 4:12-13)

            Torna-se muito óbvio que o crente, não importando se for novato ou experiente, necessita o fogo das provas e tribulações para que ele se torna algo de valor nas mãos do seu Senhor.

 

Philip D. Walmer