>
 

Confortado Para Poder Confortar

Enquanto eu falava para um grupo de atletas cristãos, perguntei-lhes como eles normalmente responderam às dificuldades. Suas respostas incluíram medo, raiva, auto-piedade, agressão, desespero, comportamento abusivo, apatia, e voltando-se para Deus. Animei-os para confiar que Deus os confortaria e então usá-los para confortar aos outros.

Assim como eu encorajei os atletas, Paulo encorajou um grupo de crentes em uma cidade chamada Corinto. Ele lembrou que as aflições eram inevitáveis ​​para o seguidor de Jesus. Muitos foram perseguidos, presos e oprimidos e alguns foram mortos; tudo por causa de sua relação com Jesus. Paulo queria que os coríntios soubessem que no meio de sua angústia, Deus era a sua fonte de ajuda. Ele estaria a seu lado e ajudá-los-ia para ter respostas divinas. Em seguida, Paulo deu uma das razões porque Deus permitiu sofrimento e trouxe conforto divino. Tudo isto era para que os Coríntios pudessem ter empatia e entrar na tristeza de outras pessoas e confortá-las. (2 Coríntios. 1:4)

Quando sofremos, lembremo-nos de que Deus trará conforto para nós através da Sua Palavra, pelo Espírito Santo, e através de outros crentes. Deus não nos conforta apenas para que ficamos confortáveis; somos confortados por Deus para que possamos ser confortadores. - Marvin Williams


Leia: II Coríntios 1:3-11

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo. Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos. A nossa esperança a respeito de vós está firme, sabendo que, como sois participantes dos sofrimentos, assim o sereis da consolação. Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida. Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos; o qual nos livrou e livrará de tão grande morte; em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos, ajudando-nos também vós, com as vossas orações a nosso favor, para que, por muitos, sejam dadas graças a nosso respeito, pelo benefício que nos foi concedido por meio de muitos."

No versículo 3, nosso grande Deus é descrito de três maneiras profundas. Primeiro, Ele é o "Pai de nosso Senhor Jesus Cristo". Segundo, Deus é o "Pai de misericórdias". Terceiro, Ele é "Deus de toda consolação". Cada um desses nomes é uma poderosa expressão da profundidade da provisão de Deus de conforto para nós. - Bill Crowder


Quando você recebe o consolo de Deus,

Certifique-se de passá-lo adiante,

Em seguida, dá a Deus a glória

De quem o conforto é tirado. - Hess

 

Pensamento do Dia: Quando Deus permite provas, Ele também proporciona conforto.