>
 

Como Se Tornar Rico

Acho interessante que Jesus ensinou mais sobre dinheiro do que qualquer outro assunto. Ele não estava tentando aumentar o valor na tesouraria. Tanto quanto sabemos, Ele nunca pediu uma oferta. A razão por que Ele ensinou extensivamente sobre o assunto é que nada obstrui nossas artérias espirituais mais rapidamente do que o dinheiro - ou trabalhando demais para ter muito dele, ou desejando que tivesse.

Pense no homem que descaradamente perguntou a Jesus: "Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança." (Lucas 12:13) Incrível! Ele teve a oportunidade de ter uma experiência profunda com Jesus, mas vez disto, queria bolsos profundos.

Jesus respondeu com uma declaração impressionante, contra-intuitiva: "Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui." (v. 15) Ele, então, passou a contar a parábola de um homem rico, que foi um sucesso estrondoso de acordo com a cultura mundana, pois tinha tanta colheita que foi obrigado derrubar os celeiros atuais e construir outros maiores. Aos seus próprios olhos ele é um grande sucesso, mas aos olhos de Deus, era na verdade, um grande tolo. Não era tolo porque era rico, mas porque ele não era rico para com Deus.

Você vai ouvir muitos conselhos acerca de como se tornar rico, mas só Jesus nos dá a pura verdade e orientação de valor. Esta orientação não é acerca do dinheiro, mas acerca da riqueza de nosso relacionamento com Ele e da alegria de transformar nossa ganância em generosidade. - Joe Stowell

 

Leia: Lucas 12:13-21

"Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus."

O relato do Evangelho de Lucas tem várias qualidades distintas. Primeiro, parece que Lucas não foi uma testemunha pessoal dos eventos como Mateus e João eram, mas ele baseou seu relato numa cuidadosa pesquisa: "Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem..." (Lucas 1:1-3) Segundo, Lucas destaca particularmente o cuidado e a dignidade que Jesus mostrou para as mulheres. Terceiro, como na leitura de hoje, Lucas tem um intenso foco sobre as parábolas de Jesus. - Bill Crowder

As riquezas deste mundo são vãs,
Elas desaparecem em um dia;
Mas doce os tesouros do amor de Deus
Eles nunca passarão. - Bosch

Pensamento do Dia: Aprender a ser rico para com Deus rende dividendos eternos.