>
 

Locais Abandonados

Nossa família acabou de chegar ao lago onde ficava a casa de campo que alugamos para uma semana de férias muito aguardada quando a minha mulher descobriu a evidência inequívoca de aranhas e ratos na casa. Não é que nunca tínhamos encontrado essas coisas, mas esperávamos que a casa de campo estivesse limpa e preparada para nossa estadia. Em vez disso, os balcões, armários e camas estavam cheias de resíduos da infestação dos bichos indesejáveis, exigindo muita limpeza antes de nos acomodar na casa. Não era uma casa ruim, simplesmente tinha sido abandonada.

Podemos ser culpados de lidar com os nossos corações da mesma maneira que a casa era gerida. Os nossos "lugares abandonados" podem se tornar terreno fértil para a infestação de pensamento errado, atitudes indesejáveis, ou comportamento pecaminoso que cria problemas que requerem atenção significativa para corrigir. O caminho sábio é reconhecer nossa necessidade de cuidar nossos corações para ficar na Palavra de Deus e abraçar suas verdades.

No Salmo 119:11, o rei Davi reconheceu o perigo de não construir nossas vidas sobre as Escrituras. Ele disse: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti."

Com foco na Palavra, podemos construir fortes vidas espirituais que nos ajudarão a evitar os perigos que inevitavelmente crescem em lugares descuidados.

Salmo 119:9-16: "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. Bendito és tu, SENHOR; ensina-me os teus preceitos. Com os lábios tenho narrado todos os juízos da tua boca. Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito. Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra."

Spurgeon apropriadamente comentou sobre o Salmo 119: "Usando apenas poucas palavras, o escritor produziu... combinações de significado que mostram sua familiaridade santa com o seu tema, e a habilidade santificada de sua mente. Ele nunca se repete; pois quando o mesmo sentimento sucede repetidamente ele o coloca em uma nova conexão, e assim exibe outra sombra interessante de significado. Quanto mais o estudamos, quanto mais novo e significante se torna. Ele não contém nenhuma palavra inútil. Quanto mais olhamos para este espelho de um coração gracioso, quanto mais vemos nele. Vez após vez temos chorado enquanto o estudamos, "Oh! Que grandes profundezas encontram na Palavra!"- Bill Crowder

 

Dá-me, Senhor, um forte desejo
Para olhar dentro da sua Palavra a cada dia;
Ajuda-me a escondê-la em meu coração,
Para que de sua verdade meus pés não se desviam. - Branon

Pensamento do Dia: Para crescer espiritualmente forte, leia a Palavra.