>
 

Agradar...

            O sonho de todos é poder algum dia ser "dono do seu nariz". Ou em outras palavras chegar ao ponto onde não precisa ser responsável a ninguém. Eu lamento ser a pessoa obrigada para estourar seu balão, mas esta posição na vida não existe. Eh? Sim, você nunca chegará ao ponto onde não precisa agradar alguém.

            A criança nasce e logo entende que precisa agradar aos pais. Cresce e chega a dia para ir ao colégio. Aí entende que precisa agradar ao professor, diretor e quem sabe mais. No decorrer desta jornada a criança descobre que tem que agradar as autoridades do município, do estado e da nação. Caso for para as forças armadas entende logo que há muita gente que precisa ser agradada com obediência absoluta.

            Indo eventualmente para o mercado de trabalho, o funcionário descobre logo que tem uma hierarquia acima dele, e se for uma empresa grande, há uma escala estabelecida de muitas pessoas, todos que têm autoridade sobre o novato, e todos querem ser agradados com serviço a rigor das exigências da empresa.

            Você pode se tornar dono de uma empresa própria que fornece serviços, ou que fabrica alguma coisa. Mas aí ainda precisa agradar aos clientes e compradores; e caso não chegar a atingir esta meta, a empresa logo irá a falência. Ainda que tenha funcionários o empregador é obrigado pelo governo, sindicatos e os próprios funcionários providenciar um ambiente agradável de trabalho.

            Parece que, como escrevi acima, que não há onde ir aonde não seja obrigado agradar alguém. O homem frequentemente pensa que poderá casar e ter uma mulher totalmente submissa a qualquer ordem dele, que há de atender todas as suas exigências. Dificilmente acontecerá. Quando há um consenso que ambas as partes precisam coabitar em regime onde  cada um procura agradar ao outro, aí haverá um ambiente de paz e felicidade.

            Depois de encarar a realidade de ser obrigado agradar aos outros nesta vida terrestre que inclui o lar, o colégio, o trabalho, a cidadania, a união conjugal e etc.. pessoas ainda têm a petulância de pensar e agir como não tivessem nenhuma obrigação para agradar a Deus. Por que é que todos têm a obrigação de agradar a Deus? Veja algumas passagens bíblicas:

            Paulo declara em Atos 17:28 que na verdade não somos criaturas livres de Deus: "... porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração."

            Quanto ao cristão a obrigação é ainda maior, pois todos devem a sua salvação a Ele, e sem o sacrifício de Cristo todos estariam ainda nos seus pecados e destinados ao tormento eterno. Veja as palavras do apóstolo em I Pedro 2:9-10: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia."

            Paulo declara em I Coríntios 6:19-20 que não pertencemos a nós mesmos, pois fomos comprados por um preço, e que devemos glorificar [agradar]  a Deus em nossos corpos, sim corpos.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Viver é fazer uma jornada; e, morrer é voltar para casa.