>
 

O Que Você É?

            Começando em Romanos 1:1, Paulo se autodenomina como servo de Jesus Cristo.  Por dez vezes Paulo se descreve como um servo. No contexto da época em que Paulo vivia, é provável que poderemos usar a palavra escravo. Não era que Paulo estava se rebaixando ou se martirizando, mas simplesmente estabelecendo seu relacionamento com Jesus Cristo. Qualquer relacionamento sucedido só pode ter sucesso quando todos entendem seu relacionamento uns para com os outros. Um bom relacionamento no seu emprego depende de você entender com perfeição a sua posição, onde começa obrigações e direitos, e onde os mesmos terminam. Paulo simplesmente entendeu que era servo de Jesus Cristo. Nada mais, nada menos. O bom era que funcionou ao ponto de Paulo realizar grandes coisas para o seu Senhor.

            Em Romanos 12:3 Paulo admoesta outros em relação a sua posição com Jesus Cristo, bem como às suas posições uns para com os outros: "Porque, pela graça que me foi dado, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida de fé que Deus repartiu a cada um."  A versão NTLH traduz esta passagem assim: "Por causa do dom que Deus, na sua bondade, me deu, eu digo a todos vocês: não se julguem melhores do que realmente são. Ao contrário, sejam modestos nos seus pensamentos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu." Isto é muito contrário à atitude que se vê expressa por muitos crentes hoje.

            Jesus nos ensinou acerca de relacionamento em João 15:5: "Eu sou a videira, vós os ramos." É necessário que todos entendam que não são independentes de Cristo. Toda a seiva e os nutrientes para nossa saúde espiritual vêm Dele. É bom lembrar que somos apenas uns galhozinhos sem grande importância, e sujeitos a ser cortados pelo agricultor, caso não produzimos fruto. A maravilha da videira é que pode sempre produzir novos ramos para repor os cortados por falta de produção. Portanto jamais devemos pensar que somos indispensáveis a Deus, sua obra e Igreja. Olha pela manhã de cada dia, aponta o dedo para a imagem no espelho e diga: "Não esqueça que você é apenas um galhozinho insignificante."

            Em Romanos 12:12-31 Paulo compara a Igreja a um corpo. Todos fazem parte do mesmo corpo. Alguns membros parecem ter mais destaque e honra que outros, mas depois de fazer uma análise profunda se torna óbvio que todos os membros do corpo e todos os membros são importantes nas suas posições particulares. Não se esquece jamais que o cabeça deste belo corpo é Cristo e não você.

            Romanos 12:10 nos ajuda entender melhor o relacionamento que devemos de ter para com os outros membros deste corpo: "Amai-vos cordialmente uns ao outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." Imagine que belo mundo teríamos se todos se comportavam desta maneira, sempre preferindo ao outro. Imagine uma igreja onde todos também agiam desta maneira. Que belo ambiente teria em qualquer congregação/igreja se este ensinamento da Palavra de Deus fosse seguido a risco.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Sejamos tolerantes com todos, até conosco. E oremos pelos que nos irritam.