>
 

Ações de Graças

            Em 1620 um pequeno e frágil navio chegou à costa do que seria mais tarde os Estados Unidos da América (EUA). Os sobreviventes desta viagem dobram os joelhos na areia da praia e agradeceram a Deus pela boa travessia. Imediatamente começaram a trabalhar na edificação de abrigos e depois no plantio. Deus os abençoou e no outono de 1621, após uma boa colheita de produtos dos seus plantios, reuniram-se com alguns dos índios amigáveis e fizeram um banquete para todos e ofereceram graças a Deus pelo divino sustento.

            Em breve a nação cresceu e as raízes, isto é, a origem de tudo foi esquecido. Deus foi deixado de lado, pois parecia que o homem estava fazendo tudo sozinho. No meio da abundância, da riqueza, do trabalho, das festas, e do divertimento Deus foi mais e mais esquecido.

            Em 1863 os EUA estavam envolvidos numa terrível guerra civil que custou a vida de milhares e mais milhares de americanos de toda parte da nação. Abraham Lincoln, um homem muito temente a Deus, achou por bem estabelecer uma data fixa para a nação agradecer a Deus pelas bênçãos que Ele derramava sobre ela. Foi estabelecido que a quarta quinta-feira do mês de novembro seria um feriado nacional de Ações de Graças.

            É pena que temos que ser lembrados por meio de um feriado que devemos graças a Deus. Esta atitude deveria de ser de coração, algo que carregamos intimamente sempre. Não deve de ser algo imposto em cima da gente. Deve ser algo que é autêntico e automático, que sai de nosso interior sem pensar, sendo fruto da transformação que Deus operou em nós.

            Existem pessoas de fé cristã que não têm o costume de agradecer a Deus pelas refeições, e principalmente em lugar público, pois têm vergonha de sua fé. Ainda que você trabalhou e ganhou seu dinheiro para adquirir o alimento, Deus ainda merece o agradecimento, pois Ele lhe deu uma mente sã, força nos seus membros, saúde e um número de outros benefícios que permitam que você trabalhe. Estas condições para trabalhar podem mudar em um instante. Eu quero ter muito agradecimento no banco celestial caso acontece algo desagradável que poderia me deixar sem condições de agradecer por via de uma aflição.

            Não devemos, no entanto, nos assustar com o tamanho da ingratidão que existe no mundo, pois a Bíblia diz acerca dos últimos dias: "Pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes..." (II Timóteo 3:2) Ingratidão é sinal dos últimos dias e a vinda do Senhor. Colossenses 2:7 indica que devemos crescer em "ações de graça." Quanto ao nosso comer Paulo admoesta em I Timóteo 4:4 que tudo deve ser recebido com oração e agradecimento. Portanto, agradecer a Deus pelas refeições é bíblico. "Perseverai na oração, vigiando com ações de graças..." (Colossenses 4:2) "... nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes, antes, pelo contrário, ações de graças." (Efésios 5:4) "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições pela oração e pela súplica, com ações de graças." (Filipenses 4:6)

            Sei que não celebra junto com os Americanos este dia de ações de graças, mas torna-se sempre uma pessoa grata, e sem dúvida achará graça diante dos olhos do Senhor.

 Philip D. Walmer

 

Pensamento do Dia: Como seria se acordamos hoje com apenas as coisas pelas quais agradecemos a Deus ontem.