>
 

O Poder Da Palavra

            "Vós estais limpos pela palavra que vos tenho falado..." (João 15:3) Na versão NTLH lemos assim: "Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que lhes tenho dado."

            Principalmente nos dias de hoje, não podemos enfatizar demais a importância da Palavra de Deus na vida do crente. Muitos líderes eclesiásticos estão assustados com o fato que o número de crentes que frequentam os cultos tem diminuído drasticamente de uns anos para cá. Ouvi ainda hoje que o número de evangélicos votantes nas eleições norte americanos recentes diminuiu por até dois milhões nos últimos quatro anos. Isto não foi por razão de não ter ido votar, mas porque o número de religiosos evangélicos diminuiu mesmo.

            Se isto não bastasse, pesquisas mostram que não há mais um consenso geral acerca do que os frequentadores creem. A doutrina básica das igrejas dos anos passados, que teve sua base exclusivamente na Palavra de Deus, mudou drasticamente, aderindo-se mais às crenças populares e aceitáveis ao povo. Os escritores da Palavra de Deus por influência do Espírito Santo previram estes dias. Foi recordada a seguinte profecia: "Porque virá o tempo em que as pessoas não escutarão o verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E juntarão para si mesmas muitos mestres, que vão dizer a elas o que querem ouvir." (II Timóteo 4:3 NTLH) A Bíblia, então, previu nossos dias, pois estamos vendo exatamente isto ocorrer diante de nossos olhos.

            Não esquece nunca jamais as palavras de nosso texto acima. A pureza que necessitaremos para entrar no céu vem pela Palavra. É um agente purificador. O velho ditado tem razão quando se refere à Bíblia: "Este livro afastá-lo-á do pecado, mas o pecado afastá-lo-á deste livro."

            É claro que Davi não possuía as Sagradas Escrituras como nós temos em nossos dias. Não posso dizer com certidão como Davi conduzia sua vida particular. No entanto, depois dos seus grandes pecados que tiveram tão grande repercussão na sua vida, na vida da sua família e na nação, ele evidentemente voltou para a Palavra de Deus, deu mais diligência a Ela, e fez com que a Palavra se tornasse parte integral do seu ser. Ouve a resolução que adotou: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Salmos 119:11)

            Eu tenho a ousadia para dizer que será difícil, senão impossível, para alguém que ignora a Palavra de Deus, que não A faz uma parte integral da sua vida, ser salvo. Por quê? Porque é esta Palavra que instrui o leitor daquilo que Deus exige dele. Sem ler a Palavra não há como saber o que Deus exige igualmente de todos. Deus tem um plano de salvação que é válido para todos. Ninguém pode inventar outro meio para ser salvo.

            Paulo, escrevendo acerca da Igreja em Efésios 5:26 disse: "... Para que a [a Igreja] santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem da água pela palavra..."

            Irmão pastor: Estabelece um forte e viável programa de ensinamento da Palavra se é que realmente quer salvar pessoas. Irmão (a) crente: Determina que será um leitor (a) assíduo (a) da Palavra a partir de hoje. Irmãos pais: Determinam hoje que estabelecerão devoções diárias que incluirão a leitura da Palavra para seus filhos, se é que realmente quer salvá-los. Eu acredito piamente que a minha própria salvação é devida à leitura da Palavra no meu lar quando era ainda criança.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Não haverá nenhum grande avivamento até o povo de Deus são profundamente convencidos da sua necessidade de santidade. - Major Allistraire Smith (Exército da Salvação)