>
 

Boas Obras...

             Sei que há pessoas que leem estas mensagens diariamente, e que há alguns que questionam por que Pastor Philip não escreve mais para fazer todos sentirem bem. É uma boa pergunta, mas tem uma boa resposta. Em primeiro lugar existem muitos que só escrevem coisas que fazem as pessoas sentirem bem, que não infrequentemente estabelecem esperança falsa. Não quero ser culpado de fazer algo assim. Em segundo lugar todos nós precisamos mensagens com base firme na Palavra de Deus que nos estimulam para boas e aceitáveis obras diante de um Deus exigente. Sei que alguns que têm compreensão apenas parcial da Palavra podem reclamar a menção de boas obras, alegrando que não necessitam delas. No entanto, a Bíblia menciona boas obras nada menos de cinquenta vezes, trinta e sete vezes no Novo Testamento de Mateus a I Pedro. Portanto estas obras devem de ter alguma relevância importante na vida do crente.

            Somente no livro de Tito boas obras são mencionadas seis vezes. Em 2:14 Paulo afirma que Jesus Cristo quer um povo que pratica boas obras: "... O qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras." Nota bem o que é a vontade de Deus: 1) Remir-nos da iniquidade deste mundo, 2) Purificar para Si Mesmo um povo que seria exclusivamente Seu, e 3) ter um povo que não só pratica boas obras, mas que é zeloso delas.

            Veja a acusação que Paulo leva contra os crentes Cretenses: "No tocante a Deus, professam conhecê-lo, entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra." (1:16) Nota a palavra forte  que diz acerca deste crentes que apenas "professam conhecê-lo", mas as suas obras comprovam algo bem diferente.

            Tito, um pregador jovem, foi encorajado para: "Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito." (2:7-8) Um dos fatores que faz com que a Igreja não cresce como deve é que não poucas vezes os ministros não são exemplares com respeito a fé em Cristo Jesus. Eles simplesmente não pregam o que a Bíblia estabelece como comportamento aceitável a Deus, ou se pregam não praticam o que alegam de ser a vontade de Deus com respeito as boas obras. Os membros tendem seguir o exemplo dos seus líderes eclesiásticos.

            Paulo ensina que a integridade deve fazer parte da vida do crente. A reverência da mesma forma deve fazer parte da vida cristã: reverência para com Deus, O honrando como o único ser divino, reverência para com as pessoas que Deus tem chamado para serem Seus representantes, dando-lhes o merecido respeito, e reverência para com as coisas sagradas. Estas boas obras devem ser praticadas para que não chamamos a atenção do diabo por ser praticante de iniquidades, dando-lhe razão para nos acusar diante de Deus.  Veja que Jó por ser homem íntegro não deixou margem para o diabo o acusar.

            Eis um pouco da razão pela qual meus devocionais têm o tom de instrução para boas obras e não apenas algo para dar esperança falsa no meio da desobediência geral desta geração.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Quem não agradece pelo pouco, não agradecerá pelo muito."