>
 

Como Está Seu Coração? - 1

            Recentemente tem aparecido notícias acerca de atletas novos que no meio de atividades esportivos repentinamente caem mortos. Treinadores e colegas ficam estarrecidos diante de tais tragédias, pois os jovens pareciam gozar de excelente saúde. Estas mortes repentinas são provenientes normalmente de um problema ou defeito de coração. Exames de rotina aplicados dificilmente descobrirão estes defeitos, que podem ser de nascença. Exames mais extensos devem ser realizados por praxe antes de participar de jogos esportivos, mas o custo esbarra na falta de recursos financeiros, e os exames não são feitos, deixando o bem intencionado jovem em situação precária. O pior é que a morte era desnecessária, pois havia meios para detectar o que futuramente mataria o jovem.

            Alguns anos atrás uma jovem, minha conhecida, casou-se e começou sua vida com o homem que amava. Pouco tempo passou antes dela engravidar e dar a luz o seu filho. Para sustentar a casa os dois trabalhavam e para não serem obrigados deixar a criança aos cuidados de outros, ele trabalhava de dia e ela de noite. Um dia de madrugada ela chegou em casa, e foi assustada por ver todas a luzes da casa acessas. Correu para a casa e ainda do lado de fora podia ouvir a criança chorando desesperadamente. Abrindo a porta viu seu filho na cadeira de bebê e mais adiante seu marido caído no chão. Ele não atendeu sua chamada e quando tocou no seu corpo sentiu que estava morto e frio. De um problema cardíaco desconhecido faleceu repentinamente na calada da noite.

            Meu irmão voltou do seu trabalho na véspera da noite, abriu a porta da casa e foi encontrado com a linda voz da sua filha adotiva que o informou: "A mamãe está dormindo no sofá." Sim, estava dormindo, mas permanentemente. Morreu no meio de uma soneca de tarde.

            Há um forte paralelo entre esta situação comum do coração de corpo e o íntimo do homem que a Bíblia chama também o coração. A verdade é que a grande maioria das pessoas embarca no jogo da vida sem fazer qualquer exame deste coração. Como no caso dos atletas, o possível problema de coração é ignorado, pois não é conveniente parar para fazer o exame. A vida está tão cheia de coisas boas para curtir e há tantas coisas para experimentar. O pensamento é que ainda é jovem e tem muito tempo para pensar acerca das coisas mais sérias da vida, tais como o destino final da alma.

            O desafio para cada um é tentar determinar quanto tempo tem para viver e fazer o certo. Nem os médicos podem lhe dar uma garantia de um certo número de anos de vida. Ainda que ele fizesse exames e mais exames, e estudasse a fundo as condições do seu corpo, nenhum deles teria a ousadia de lhe dar documento de garantia.

            Jeremias brada da sua experiência: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? (Jeremias 17:9)

            Como está seu coração? Já o examinou diante de Deus? Já deixou a luz do Espírito Santo brilhar dentro dele para revelar o real conteúdo dele? Caso não, eu aconselho-lhe que faça isto o quanto antes, pois o problema dele pode ser fatal para sua alma.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: O bem que você faz hoje muitas vezes é esquecido pelas pessoas amanhã. Faça-o assim mesmo.