>
 

Como Está Seu Coração? - 2

            Alguns anos atrás a ciência desenvolveu uma pequena câmera que pode ser inserida numa veia da perna, e levada até o coração para fazer exames minuciosos, sem a necessidade de abrir o peito do paciente. Chama-se sonda. Por este meio, descobre-se válvulas que não funcionam corretamente, bloqueio nas veias, entre outros males que impedem o bom funcionamento do coração.

            Contrário ao que a maioria pensa, aliás o que as ações da maioria demonstram, Deus tem a capacidade de sondar os corações de todos os habitantes da terra, isto é, saber quais são os pensamentos, ações e pretensões de todos por possuir esta habilidade de sondar o mais íntimo deles. Davi expressa o seguinte em Salmos 11:4: "O Senhor está no seu santo templo; nos céus tem o Senhor seu trono; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens." Em outras palavras nada acontece no mundo sem o conhecimento de Deus, até no íntimo do coração. Para o malfeitor, para quem ama o pecado e a iniquidade isto é assustador. No entanto, para quem tem seu coração voltado para Deus, que vive de um acordo com a Palavra de Deus, e tem seu coração transformado por Deus, isto em nada assusta, todavia alegra, pois sabe que o Senhor é galardoador dos que vivem a justiça de Deus.

            Davi não temeu o fato que Deus sonda os corações: "Sondas-me o coração, de noite me visitas, provas-me no fogo e iniquidade nenhuma encontras em mim; a minha boca não transgride." (Salmos 17:3) Como está seu coração? Tem receio que Deus sonda seu coração de dia e de noite?

            Davi estava tão confiante do seu modo de viver e servir a Deus que pediu que Deus o sondasse em Salmos 26:2: "Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos." Como está seu coração? Vive sem temor diante de Deus? Tem a coragem de desafiar Deus para sondar seu coração?

            Veja como Davi reconhece o abranger da presença de Deus na sua vida. Esta habilidade de Deus não é válida somente para Davi, mas para todos os seres humanos que viviam ou que vivem na face da terra, e Deus há de salvar ou condenar de acordo com Seu conhecimento do coração, do íntimo do homem. O homem não pode viver debaixo de uma capa de aparente piedade e retidão, pois o raio-X de Deus ultrapassa estes subterfúgios humanos penetrando até o mais íntimo. O tentativo do homem de fazer de conta que é o que não é não engana a Deus. Estas coisas aparentes aos homens para Deus não são nada. "Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos." (Salmos 139:1-3)

            Davi reconheceu a impossibilidade de examinar corretamente o seu próprio coração, portanto rogou a Deus: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno." (Salmos 139:23-24) Como está seu coração?

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Se há qualquer problema no seu coração, se você estiver nas trevas, ou no poder do pecado, eu lhe trago ao Filho de Deus, com a promessa que Ele virá e tomará conta. - Andrew Murray