>
 

Entendimento - 1

             A Bíblia é o livro mais maravilhoso que já foi escrito. Deus é seu autor e os homens os meros escribas (escrivães) que recordaram o que ouviram do Espírito Santo. "... porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus; movidos pelo Espírito Santo." (II Pedro 1:21) Pedro, reunido com os demais discípulos no cenáculo, afirmou que Davi proferiu profecia em relação a Judas. (Atos 1:16) Paulo expressa como ele e os outros representantes de Deus tiveram a autoridade para ensinar e pregar. "Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais." (I Coríntios 2:13)

            Sendo que a Bíblia é uma mensagem diretamente de Deus para todos que creem Nele, se torna óbvio que a leitura Dela não é opcional, todavia, essencial. Há uma diferença muito grande entre importante e essencial. Por exemplo: O estepe do carro é uma peça muito importante, disso, não há dúvida, no entanto, o carro funciona muito bem, anda por todos os lados sem ele até que tenha um pneu furado. O estepe é importante. O motor, no entanto é outro caso. Sem o motor o carro não funciona, não vai a lugar algum e basicamente não tem valor nenhum para o dono a não ser para servir de decoração de garagem. Desconfio que a Bíblia é assim para muitos. Serve de apenas uma decoração de uma vida supostamente cristã. Não é lida e não é crida e jamais pode levar seu dono a uma vida correta, pois não sabe o que tem dentro Dela.

            Eu sei que há muitos que começaram a vida cristã muito bem intencionados. Começaram a ler a Bíblia, mas com tempo, não tendo um mentor, um professor ou ministro que os orientassem acerca de como a Bíblia deve ser lida, logo abandonaram a leitura dela por não entender nada ou quase nada. Este cenário é semelhante a tomar uma criança com seus seis ou sete anos, e a colocar dentro de uma escola, com um montão de livros e esperar que ela educasse a si mesma. Temos que ter instrutores, realmente aptos para lecionar, que conhecem bem a matéria para ser lecionada. Veja I Timóteo 3:2. Existem demais supostos professores bíblicos que não conhecem bem a Bíblia, mas ainda querem ser tidos por ser alguém importante neste trabalho.

            Da mesma forma que uma boa educação secular leva oito, doze, dezesseis ou até mais anos para completar. Um bom conhecimento da Palavra de Deus leva uma vida inteira. Ninguém pode aprender ou entender tudo que a Bíblia tem para ensinar com uma só leitura. É como a conversa entre uma mãe e seu filho depois do primeiro dia na escola:

            "Filho, como foi a escola hoje?"

            "Foi bem, mãe, mas eu tenho que voltar amanhã."

            "Porque querido?"

            "É que não deu para aprender tudo hoje."

            É assim com a Palavra de Deus: "Assim, pois, a palavra do Senhor lhes será preceito sobre preceito, preceito e mais preceito, regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali..." (Isaias 28:13)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Uma Bíblia que está caindo aos pedaços pertence a alguém que não está.