>
 

Entendimento - 2

            Possuo uma Bíblia própria desde os meus seis ou sete anos. Lamento que doei aquela primeira Bíblia quando alguém fez uma campanha para levantar Bíblias para um povo de outra nação que não tinha condições para adquirir suas próprias, pois hoje Ela teria lindas recordações para mim. Por meio dela e as devoções familiares diárias das quais participei ativamente desde que aprendi a ler e adquiri uma grande apreciação pela Palavra de Deus. O mais interessante é que hoje depois de mais de setenta anos de idade, depois de mais de cinquenta anos como ministro credenciado, depois de ficar milhares de vezes diante de classes das mais variadas idades e tamanhos, continuo ainda aprendendo coisas novas e maravilhosas da Palavra de Deus. Não é incomum de estar lendo quando repentinamente uma grande luz, uma grande revelação cai no meu intelecto, e entendo uma passagem que já li várias vezes no passado. Isaías 28:10 tem se cumprido na minha vida ao longo destes anos. "Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito, regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali." (Isaías 28:10)

            Para aprender amar a Palavra e apreciar as páginas de escrito sagrado, você precisa um plano de leitura. Não aconselho um novo convertido começar uma leitura da Bíblia completa no início da sua experiência com Deus, pois logo vai se atolar em Números, Levítico ou outro lugar, onde provavelmente não vai entender nada, ou quase nada. O novo convertido, seja adulto, jovem, adolescente ou criança será sábio para começar a leitura bíblico com os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Esta leitura pode ser seguido pela leitura do Livro dos Atos, que é a história da Igreja primitiva, e estabelece o padrão para a Igreja de hoje. Poderia, então, passar por cima de Romanos por enquanto, partindo para a leitura das cartas que Paulo e outros que escreveram para as igrejas locais e fieis discípulos de Jesus da época. A curiosidade natural de qualquer pessoa quer a levar para uma leitura de Apocalipse. É bom que isto não seja feito de imediato, pois é um livro cheio de simbolismos que o novo convertido poderá não entender.

            Outro ponto interessante lembrar-se com respeito a leitura bíblica é que este exercício valioso na vida de qualquer crente, seja novato ou experiente, é que ela não é uma espécie de maratona. Ninguém vai lhe pressionar, ou deve lhe pressionar, para ler copiosas passagens a cada dia. Não caia nesta cilada, pois por não entender o que está lendo, vem a vontade de largar a leitura de uma vez. Sempre aconselhei os novos convertidos, entre outros, que uma meia dúzia de versículos lidos e entendidos é muito melhor que leituras de grande porte das quais o leitor não colhe nada para o sustentar espiritualmente na sua caminhada. Uma criança recém nascida é primeiramente sustentado pelo leite materno. Conforme o desenvolvimento dela, em data estabelecida por suas próprias necessidades, parte, então, para um papinho pastoso e fácil para digerir. Passa alguns anos antes da criança poder comer tudo que um adulto come. A mesma regra vale para os que são bebês espirituais.

            Seguindo as regras acima, o novo convertido pode crescer ao ponto de se tornar um guerreiro e soldado de valor.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A Bíblia é para ser pão para o uso diário, e não bolo para ocasiões especiais.