>
 

Entendimento - 4

            Conforme Efésios 6:17, a Palavra de Deus é a arma do Espírito Santo, o qual habita em nós. De todas as peças da armadura de Deus, a Palavra é a única que tem uso no ofensivo, pois todos as demais são para a proteção do crente. Assim, protegidos apenas na frente pelas demais peças de armadura (Efésios 6:10-18), empunhamos a espada da Palavra para ir e conquistar território para o Reino de Deus. Mas volto para comentar acerca das palavras "maneja bem" de II Timóteo 2:15.

            Alguns anos atrás eu estive na cidade de Rio Grande, RS, Brasil quando deparei com um grupo de soldados sentados numa praça montando e desmontando suas armas. Eles fizeram isto vez após vez, pois eles necessitavam familiaridade com a arma para poder desmontar e montar rapidamente nas trincheiras de guerra. Qualquer pessoa que fez parte das forças armadas provavelmente fez este treinamento.

            Sendo que somos soldados no exército de Deus creio que necessitamos habilidade com a nossa arma, a Palavra de Deus. Não sabemos em que momento necessitaremos Dela, para nos defender, como Jesus em Mateus 4, ou para resgatar algumas almas perdidas no pecado. Como o soldado necessita professores habilidosos para treinar no uso das suas armas, o cristão necessita também instrutores habilidosos da Palavra para treinar soldados espirituais. Infelizmente pode ver em muitos lugares estes ditos instrutores tropeçando neste trabalho tão necessário. Prova disto é a quantidade de perguntas elementares que recebo nas redes sociais de pessoas que são membros de igrejas. Alguém está falhando no seu trabalho, e deixando as ovelhas a deriva e fácil presa para os lobos que andam em todo lugar.

            Paulo instruiu a Timóteo em II Timóteo 2:2: "E que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros." Em outras palavras: Paulo instruiu a Timóteo que era para instruir outros, que por sua vez continuaria a instruir mais outros. O pastor de uma igreja precisa se aperfeiçoar no ministério de ensinamento. Ele precisa ser aquele instrutor habilidoso. É trabalhoso, mas vale a pena, pois assim ele há de ver o fortalecimento das pessoas em particular e a igreja de modo geral. Além do mais ele estará instruindo pais que na sua vez podem instruir seus filhos que ficarão na igreja em vez de se desviarem para o mundo.

            O mundo necessita habilidosos instrutores da Palavra. Profissionais seculares não querem ouvir de instrutores sem habilidade tentar transmitir a verdade da Palavra de Deus. O amor de Deus para com o pecador pode e deve ser transmitido com a sabedoria de um soldado habilidoso. Eis a necessidade de ser um estudante constante da Palavra.

            O problema de alguns é exatamente o que Paulo descobriu na igreja de Corinto: "Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podeis suportá-lo Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?" (I Coríntios 3:2-3) Devemos nos aplicar ao amplo entendimento da Palavra para sermos agradáveis a Deus e servos úteis do Senhor na terra.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Podemos aprender sem professor, mas não podemos ensinar sem alunos. Antonio Gilberto