>
 

O Rosto Sorridente de Melissa

Algumas pessoas pensam que você não deve escrever em sua Bíblia, mas estou feliz por minha filha Melissa escreveu na dela. Na margem ao lado de Romanos 5, ela usou uma caneta de tinta verde para desenhar um pequeno rosto simples e sorridente, e circulou o versículo 3.

Como ela poderia saber que sua família e amigos precisariam dessa passagem quando ela nos deixou tão repentinamente em um acidente de carro aos 17 anos? Como ela poderia saber que estes versículos contariam a história dela, enquanto guiava nossas vidas e as vidas de outros ao longo destes últimos sete anos?

Romanos 5 começa por explicar nossa justificação pela fé, que nos dá paz com Deus por meio de Jesus: "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo..." (v. l) Melissa tinha essa paz. E agora ela está colhendo os frutos de sua fé, como o versículo 2 descreve: "... por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus." Nós imaginamos o rosto sorridente que ela poderia desenhar agora!

E, então, há o restante de nós todos deixados para trás quando entes queridos nos precedem na morte. De alguma forma, nós "... nos gloriamos nas próprias tribulações..." Por quê? Nosso sofrimento traz perseverança, que traz caráter, o que traz esperança: "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança." (vv.3-4)

Nós nos sentimos impotentes em tempos de tragédia, mas jamais somos abandonados. Deus derrama o Seu amor em nossos corações, e com ele a grande esperança da Sua glória. Tudo isto faz parte do plano misterioso e maravilhoso de Deus. - Dave Branon

Antes desta passagem, Paulo havia mostrado que toda a humanidade é espiritualmente morta e sem esperança, sob o julgamento de Deus. A Lei em que Israel esperava não era auxílio para a salvação, antes era um espelho para expor a pecaminosidade dos seres humanos. No entanto, há esperança. Jesus Cristo por Seu sacrifício expiatório tornou a salvação disponível para todos os que crêem. Em Romanos 5, Paulo escreve sobre a paz que a fé em Cristo traz (v.1). - Dennis Fisher


Pensamento do Dia: Deus muitas vezes escava poços de alegria com a pá de tristeza.