>
 

ViolĂȘncia Lateral

Um artigo intrigante na revista Enfermeiros de Michigan chamou a atenção para "um pequeno segredo sujo de enfermagem", que é o abuso verbal e incivilidade que ocorre entre alguns enfermeiros. Este bullying entre pessoas do mesmo nível profissional (também conhecido como violência lateral) toma a forma de traição, insinuações, brigas internas, sabotagem, afrontas verbais e falta de respeito à privacidade um dos outros.

A violência lateral não ocorre apenas entre os enfermeiros, é um problema crescente em uma série de outros ambientes de trabalho. Esta intimidação sempre inclui um desequilíbrio de poder, a intenção de prejudicar, e a ameaça de novas agressões.

É claro, isso nunca poderia ocorrer na igreja ou ocorreria? Pense acerca da interação pessoal entre a diretoria da igreja, funcionários do escritório da igreja, grupos de estudos bíblicos, e outros ministérios da juventude. Eles são marcados pelos tipos de comportamento que provoca dano, denigre ou intimida os outros? E o que podemos dizer acerca daquilo que acontecem em nossas famílias?

Quando os discípulos estavam disputando posição no reino vindouro, Jesus os repreendeu e disse: "Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva..." (Mateus 20:26) Com essa atitude em todos os nossos relacionamentos, o bullying nunca será encontrado entre nós. - Dave Egner

O batismo ao qual nosso Senhor se refere em Mateus 20:23: "Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai."  era o sofrimento e a morte que Ele experimentaria em providenciar a expiação pelos nossos  pecados. Para muitos dos discípulos, isso significava que eles se tornariam mártires por causa de sua posição de pregar e apoiar o evangelho. - Dennis Fisher

Nós temos que perguntar para nós mesmos se amamos Deus, Sua Palavra, o Evangelho e a Igreja o suficiente para sofrer Violência Lateral. O cristão moderno parece desejar fugir de qualquer sofrimento por causa do Evangelho. Ele tende a fazer qualquer compromisso para ser aceito e não ser taxado desfavoravelmente nos ambientes onde se encontra. Esta atitude desqualifica-o de ficar em posição par com todos os demais que têm sofrido tanto pelo Evangelho. - Philip D. Walmer


Senhor, que possamos ter um coração de servo

Em tudo o que dizemos e fazemos

Por colocar as necessidades dos outros acima

Do que nós queremos alcançar. - Sper


Pensamento do Dia: Somente quem serve é qualificado para liderar.