>
 

Questões Sem Importância

            As táticas do diabo para desviar os crentes da verdade e da verdade necessária para a salvação são muito variadas, mas infelizmente levam ao mesmo resultado - a perda de uma alma. Ao longo dos cinquenta anos de ministério, minha esposa e eu, temos visto pessoas de renome cair novamente no pecado depois de ser tentadas pelo diabo ou ser levadas pela concupiscência da sua própria carne. É sempre uma tragédia que leva muitas vezes à perda não somente da pessoa caída, mas de outras influenciadas por ela.

            Cair novamente no pecado é algo que acontece com frequência com pessoas que não zelam como devem por sua vida espiritual. Todos os fieis servos do Senhor lamentam o ocorrido, e normalmente procuram ajudar a pessoa retornar a Deus e a vida de felicidade que conheciam antes. Mas, quando o diabo com suas tentações e artimanhas não consegue levar pessoas ao pecado condenável, ele procura outras táticas que também acabam com a alma e esperança de vida eterna.

            "Evita discussões, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não tem utilidade e são fúteis." (Tito 3:9) A tática usada por satanás é de desviar a atenção do crente das coisas fundamentais para questões que não têm relevância com a salvação. Através dos anos e nossas muitas viagens, tanto pelo Brasil como pelos Estados Unidos e Canadá temos deparado com várias ideias, sim, apenas ideias, que partem exclusivamente de homens que têm problemas pessoais com determinadas tentações e fraquezas da carne, ou que estão tentando provar que têm uma nova revelação e interpretação de passagens bíblicas no intuito de arrastar um povo atrás deles, frequentemente com a intenção de ganhar um bom nível de vida de maneira fácil.

            Temos deparado com pessoas religiosas que consideram pecado tomar café, vestir-se de vermelho, usar aliança simples de casamento, usar botões nas roupas, usar sapatos que mostram o dedão do pé (mulheres), usar camisa colorida nos púlpitos (homens pregadores), deixar mulheres grávidas nos púlpitos das igrejas (no entanto homens barrigudos podem ocupar os púlpitos sem restrição), ter energia elétrica na casa e outras dependências, ser dono de automóvel (usam apenas tração animal como na antiguidade, até nas fazendas), e muitas outras coisas que não têm relevância à salvação. Alguns dizem que é pecado para a mulher usar cabelo solto enquanto outros ensinam que devem usar cabelo solto.

            Por meio destas e um número grande de outras ideias, satanás tem conseguido desviar a atenção de muitos crentes ao ponto deles se ligar tanto com estas ideias que a verdadeira doutrina de salvação, bem como os ensinamentos acerca do viver cristão são ignoradas ao ponto aonde pessoas não mais sabem o que realmente é essencial para a salvação. Assim, são levadas para crer em salvação pelas obras, e não confiam mais no sacrifício expiatório de Jesus Cristo que comprou a salvação para todos os homens.

            Não quero deixar alguém pensar que eu não tenho uma crença forte, da qual recuso-me desviar, mas são aquelas doutrinas que tem amplíssimo apoio nas Escrituras. Diante de abusos na igreja de Corinto Paulo admoesta em relação a estas coisas: "Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. [Note esta parte do versículo] Seja tudo feito para edificação." Não é para fazer contendas, discussões e debates que desviam a atenção da pura doutrina de salvação.

Philip D. Walmer