>
 

Servir de Modelo

Durante um verão de escândalos esportivos internacionais que envolveram jogos de azar e abuso de substâncias, dois atletas foram aplaudidos por seu caráter, tanto quanto suas conquistas profissionais. Um público recorde de 75.000 aplaudiram Cal Ripken Jr. e Tony Gwynn durante sua indução em 2007 no National Baseball Hall of Fame. "Quer queiramos ou não", disse Ripken, "como atletas de renomes, somos pessoas que servem de exemplos. A única questão é: será positivo ou negativo?"

Gwynn ecoou o sentimento: "Há mais do que apenas jogar o jogo de baseball... A gente é responsável, tem que tomar boas decisões e mostrar às pessoas como as coisas devem ser feitas."

Todos os dias, as pessoas estão nos observando. Como seguidores de Cristo, somos guiados pelo desafio de Paulo: "... para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo..." (Filipenses 2:15).
Fazer compromisso com as coisas más faz com que outros se tornam desiludido, enquanto o caráter bom promove esperança. Enquanto a vida de nosso Salvador transborda de nós, podemos encorajar outros e apontá-los a Ele.

Que tipo de pessoa de exemplo seremos, para alguém que está nos observando hoje? - David McCasland

O "assim" de Filipenses 2:12 conecta à passagem anterior (2:1-11). Os cristãos são orientados a não trabalhar para a sua salvação, pois é um dom de Deus: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;  não de obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8-9) Em vez disso, tendo recebido a salvação, eles têm que desenvolver a sua salvação. Vivendo como filhos de Deus, eles têm de colocar os outros antes de si mesmos, seguir o exemplo de Cristo em servidão e humildade: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;  e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome,  para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Filipenses 2:3-11), e servir sem reclamar. Eles devem ser inocentes, puros e uma luz brilhante para um mundo em trevas: "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo..." (vv. 14-15) - Sim Kay Tee


Guarde bem sua vida, para o Salvador ser fiel;

Muitos estão observando cada ação que você faz;

Portanto, se você tropeçar e cair no pecado profundo,

Será mais difícil almas perdidas ganhar. - Bosch

Pensamento do Dia: As pessoas que servem melhor como exemplos, seguem e moldam suas vidas segundo Cristo. Philip D. Walmer