>
 

EgoĆ­smo No Reino

 

            "Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras." (Hebreus 10:24)

            O número elevado de separações, divórcios e pessoas simplesmente morando juntos como casais legítimos, assusta, pois não foi sempre assim. Os desentendimentos e brigas no ambiente de trabalho secular é motivo de sérias consequências. Recentemente um homem foi chamado para o escritório do seu patrão, pois foi apanhado em flagrante roubo da empresa. Ele puxou uma arma e calmamente matou oito pessoas e depois se suicidou. Acontecem coisas semelhantes quase todas as semanas.

            Quando estes casos são examinados bem de perto, é descoberto que no fundo existe um profundo egoísmo. A atitude normal do mundo é pensar apenas em si mesmo e esquecer os demais. No entanto, a pessoa que se considera cristão não pode abraçar tal filosofia de vida. A instrução da Palavra de Deus é para andar nas pegadas (passos) de Jesus. Veja só o que Ele disse de Si mesmo em Mateus 20:28: "... o Filho do Homem, ... não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." Aqui é outra admoestação forte de quem tratou outros muito mau e depois foi tratado da mesma forma: "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." (Romanos 12:10)

            Pelo que lemos, parece que o segredo do bom viver está no amar, dar, servir, preferir, honrar entre outras coisas tais. Isto é completamente contrário à filosofia do mundo. A pessoa não regenerada não entende estas novas regras, e tampouco pode as colocar em ação, pois não foi regenerado da sua natureza carnal. Além das regras em nosso texto acima vejamos outras abaixo:

♦  "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela... Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama." (Efésios 5:24-28)

♦  "... pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor." (Efésios 6:4)

♦  "Filhos, obedecei vossos pais... Honra a teu pai e a tua mãe..." (Efésios 6:1-3)

♦  "... servos, obedecei o vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo..." (Efésios 6:5)

♦  "... senhores (patrões) de igual modo procedei para com eles (servos), deixando as ameaças..." (Efésios 6:9)

Amado leitor, o que você acha? Daria para viver melhor, com mais paz, com mais tranqüilidade se fossem observadas estas regras? Será que teria mais paz nos lares? Nos ambientes de trabalho? Nos colégios, faculdades e universidades? Quando estas regras são estudas a fundo, se torna muito claro que a regras da Palavra de Deus são ótimas, funcionais e base para uma sociedade melhor. Aqui está uma sugestão: começa na sua vida, no seu lar, na sua igreja, no seu trabalho, no seu lugar de estudo, e depois... procure mudar o mundo.

Philip D. Walmer