>
 

Primeiro

 

          A vida de pais e mães é frequentemente difícil, pois tem o difícil encargo de criar seus filhos e os observar enquanto aprendam se locomover. As quedas são frequentes, e as machucaduras não infrequentes nestes pequenos. Os pais, no entanto, procuram ensinar os filhos às lições da vida que com sorte evitará sérios danos ao seu físico.

          De certa forma a vida de um pastor é semelhante aos pais, pois os filhos de Deus sob seu cuidado necessitam de tenros cuidados para não machucar o broto de vida nova que está neles. No entanto, observo pessoas lutando, e não infrequentemente, não vencendo, pois esqueceram uns princípios primordiais da vida cristã.

          "... buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33) Na sociedade moderna esta ordem do Senhor Jesus é provavelmente um dos mais difíceis de obedecer. Há muitas demandas obrigatórias, contudo o cristão frequentemente cede às demandas que não devem de ser consumidoras de tempo que deve gastar em prol de um bom relacionamento com Deus. A lista é enorme, mas inclui a televisão, mídia social, festas, bate-papo de assuntos fúteis, entre outras coisas que por mais simples que sejam, consomem o tempo que poderia ser gasto em um relacionamento com o Eterno Deus que tem em Suas mãos nosso destino eterno. Jesus deixou bem claro que as coisas de prioridade devem de ser as coisas relacionadas com a vida espiritual.  Mas, tristemente cristãos ignoram isto até que repentinamente uma crise vem assolar sua vida. Aí vem a desesperada busca pelo socorro divino. Em vez de poder confiar em ter sido fiel a Deus ao longo do tempo, a pessoa começa julgar a Deus como desligado das suas necessidades, quando na realidade a pessoa por longo tempo foi desligada de Deus, ainda alegando de ser fiel servo Dele.

          Por alguns a Casa do Senhor é abandonada, raramente frequentada, ou desprezada por suas atitudes quando presentes. Mas quando há uma necessidade, acham que a Igreja tem a obrigação de socorrê-los com oração, visitas e etc. Veja o que a Bíblia diz neste respeito: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." (Hebreus 10:25) Estamos realmente à véspera da volta do Senhor, portanto devemos ser mais e mais fieis em frequentar o lugar onde podemos receber instrução, orientação espiritual e consolação no meio das tribulações.

          Jesus incentivou a oração com uma parábola: "Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorece..." (Lucas 18:1) É de suma importância que você note que orar é um dever e não apenas algum instrumento para ser usado no momento de necessidade ou quando estiver em apuros. Paulo, um bem sucedido ministro e missionário, instruiu a igreja de Tessalônica acerca da oração com estas palavras: "Orai sem cessar." (I Tessalonicenses 5:17) Com estas palavras qualquer um pode ver que a fidelidade a Deus é primordial para que as necessidades da vida sejam providenciadas, tanto as espirituais quanto as materiais. Deus jamais é culpável de qualquer desleixo em relação aos seus filhos, por tanto temos que procurar o erro em nós para poder ficar livre das lutas que nos assolam.

Philip D. Walmer