>
 

Perdão... Amigo ou Inimigo

 

          Reconheço que os devocionais que escrevo podem ser encarados como pesados ou acusatórios. No entanto quero que eles levem meus leitores a uma reflexão sobre sua própria vida espiritual, corrigir os erros e faltas e assim experimentar uma profundidade jamais alcançada no seu andar com Cristo. Por tanto escrevo a verdade da Palavra de Deus, sem jogo, sem interesse particular, porém sempre visando o bem estar dos leitores.

          Assim abordo o assunto de perdão, um assunto que é vital para cada crente. Em primeiro lugar cada um necessita o perdão que vem de Deus, pois sem ele, é impossível ser salvo. A Bíblia declara: "Não há justo, nem um sequer..." e "... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus..." (Romanos 3:10 e 23) Se não há nenhum justo no mundo, se todos pecaram, então todos necessitam do perdão que vem de Deus.

          Este perdão tão essencial para a salvação vem somente por intermédio do arrependimento que foi concedido por Deus aos seres humanos, como atestado em Atos 5:31: "Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados." Em outras palavras, Deus permitiu pelo simples ato de arrependimento que o homem alcançasse o perdão dos seus pecados. Não foi um direito adquirido por boas obras, mas foi Deus que providenciou o perdão por um ato tão simples, contudo rejeitado pela maioria dos homens. Se Deus concedeu esta bênção inestimável e de valor eterno, é lógico que todos devem querer o abraçar e praticar.

          Após a descida do Espírito Santo sobre o grupo que se reuniu no cenáculo para aguardar este prometido batismo de poder, Pedro pregou à multidão que na sua maioria sentiu a sua culpa diante da pregação da Palavra e perguntou o que era necessário para fazer para se livrar desta culpa. Pedro declarou com autoridade: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo e para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38) Três mil desta multidão deram crédito às palavras de Pedro, praticaram o que Pedro pregou e foram acrescentados à igreja naquele mesmo dia, pois foram batizados e receberam o Espírito Santo.

          Posteriormente em Atos 3:19, Pedro salienta novamente que o cancelamento dos pecados vem por intermédio do arrependimento: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados..." A Bíblia não elabora nenhum outro meio para o homem ter seus pecados perdoados a não ser por intermédio do arrependimento. Por que é que a maioria não pratica este ato simples para poder se livrar da culpa do pecado? Porque ele envolve a confissão da parte da pessoa que ela é realmente pecadora e necessita de perdão. João escreveu estas palavras maravilhosas e encorajadoras: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (I João 1:9) A leitura do versículo dez coloca tudo em claro perspectivo. Por tanto, aproveita hoje o que Deus lhe concedeu e fica livre da culpa que lhe pesa diariamente.

Philip D. Walmer