>
 

Perdão... Amigo ou Inimigo - 2

Número 2

 

          Para o cristão é motivo de grande alegria saber que seus pecados foram perdoados para nunca mais serem lembrados contra ele. O pecador chega a Cristo sobrecarregado com os anos de pecados. Ele sente que o peso é demais e finalmente se humilha diante de Deus, confessa seus pecados e em um instante o peso é levantado, pois foram perdoados imediatamente. Que alívio! Que sensação tremenda de bem estar! Um milagre foi operado por Deus! Sua graça foi demonstrada de ser abundante e a misericórdia milenar. Oxalá que todos aproveitassem este grande acordo que Deus fez com sua criação.

          Isto nos faz recordar as palavras de Deus ao seu povo na ocasião da dedicação do templo de Salomão: "... se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." (II Crônicas 7:14) As respostas que desejamos de Deus, como o perdão de  pecados, dependem do cumprimento dos quatro pré-requisitos deste versículo.

          Quando o pecador chega a Deus pela primeira vez não há requisitos a não ser o de se humilhar e arrepender-se. Assim fazendo Deus perdoa. Após a conversão há certas regras às quais é necessário dar atenção. Vejamos de Mateus 6:14-15: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas."

          Enquanto a pessoa se regozija no perdão que ele recebeu bondosamente do Senhor, é necessário reconhecer que isto traz obrigações em relação aos relacionamentos horizontais como Jesus explicou em suas orientações à oração. Frequentemente pessoas oram e oram, contudo sem resultado. O problema pode ser justamente a recusa da parte deles de perdoar aos outros que cometeram injustiça contra eles. Esta intransigência opera como uma barragem atrás do qual seus pecados são represados pela falta de perdoar aos outros. Quando chegar ao ponto de poder perdoar aos outros com sinceridade, quando rompe esta barragem de intransigência na sua alma, Deus então perdoará seus pecados.

          Veja mais esta passagem: "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." (Efésios 4:32) É necessário seguir o exemplo de Deus para ter os pecados perdoados. Não há dúvida que isto é uma tarefa muito difícil. No entanto, Estevão nos dá um exemplo da operação do Espírito Santo numa pessoa quando ele, sendo apedrejado, ofereceu a Deus a seguinte oração: "Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu." (Atos 7:60)

          Ensinando mais acerca da oração em Marco 11:25, Jesus ofereceu esta instrução: "E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas." Tendo ouvido as reclamações de membros da igreja um contra outro, concluo que a falta de pôr em prática estes ensinamentos bíblicos é a razão principal porque alguns andam fracos e até desviados da fé. Aconselho a todos para ler e pôr em prática toda a Palavra de Deus e não apenas as partes que lhe agradam mais.

Philip D. Walmer