>
 

Perdão... Amigo ou Inimigo - 3

Número 3

 

          Quando comecei esta série de três devocionais e dei o título acima reconheci que era um tanto curioso para o leitor, que poderia perguntar como o perdão poderia ser inimigo. A resposta é simples. Quando aquele que foi perdoado tão graciosamente pelo Senhor recusa perdoar seus companheiros de fé, a falta de dar o perdão se torna inimigo de um bom relacionamento com Deus. Se você é pai ou mãe de família e nega perdão para outros, sejam estes membros da sua família, irmãos da igreja, e até pessoas que não fazem parte da comunidade cristã, você se coloca em uma situação onde os filhos são afetados, não infrequentemente gerações futuras, que provavelmente jamais saberão a razão da revolta que provocou o afastamento dos seus antepassados da igreja e de Deus.

          Vamos considerar o caso de Esaú. Dele Hebreus 12:16-17 relata: "... nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado. (leia também os versículos 14-15) Não há dúvida, que Esaú foi tremendamente injustiçado. Anos depois ele teve um encontro com seu irmão (Gênesis 33:1-4) e os dois se abraçaram e beijaram e aparentemente estava tudo bem. No entanto, Esaú jamais perdoou seu irmão, não achou lugar para arrepender-se, e por isso caiu uma maldição sobre ele e seus descendentes que continua até o dia de hoje.

          Quantas vezes no ambiente da igreja irmãos abraçam irmãos e irmãs da mesma forma fazem, mais o que aparenta ser um sinal de amor e fraternidade é, na verdade, um ato de hipocrisia, pois habita no coração de um ou outro uma raiz de amargura por caso da falta de realmente perdoar. Há vezes quando líderes eclesiásticos contaminam suas congregações por não perdoar injustiças que sofreram de outros. Da mesma forma que Deus colocou o espírito de mansidão de Moisés sobre toda a congregação de Israel, o espírito mal de um líder na igreja pode afetar toda a congregação.

          O Livro de Tito nos lembra de nosso passado e o que deve de ser o nosso comportamento atual como filhos nascidos de Deus: "Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; a sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra, não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens. Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. (Tito 3:1-7)

          Sim, o perdão que recebemos da parte de Deus é uma bênção/amigo, mas quando não retribuímos o mesmo perdão com outros ele se torna nosso inimigo. Quer ser abençoado? Perdoe a todos!

Philip D. Walmer