>
 

Ações de Graças

            Se você é pai ou mãe de crianças já sabe o que é de receber os pedidos constantes dos seus filhos por coisas que elas acham de grande necessidade. Tempos atrás, uma das minhas netas, ainda pequena, viu um colega de aula com telefone celular e imediatamente começou pedir igual para ela, mas diante da recusa dos pais para comprar para ela, disse: "Mas, eu preciso de um." Não é incomum que pais se irritam com os pedidos constantes dos filhos, e com pouca frequência recebem agradecimento por tudo que fazem pelos filhos.

            Já pensou que Deus pode cansar de só ouvir pedidos dos Seus filhos? Todos os dias nós chegamos diante dele em oração pedindo isto, aquilo ou qualquer outra coisa. Todos os dias Deus nos ouve dizendo: "dá-me, dá-me e dá-me." Será que não seria bom se um dia por semana resolvêssemos não pedir nada e dedicar aquele dia somente para agradecimento?

            A Bíblia relata que em seis dias Deus criou o mundo e no sétimo descansou dos seus trabalhos. Discutível é se Deus realmente cansa ou não, mas acredito que há na vontade de Deus um profundo desejo de ouvir palavras de agradecimento dos seus filhos, louvor pelas obras feitas, até as do princípio do mundo. Davi, apesar de falhar tremendamente em relação das leis de Deus, ainda foi considerado o "homem segundo o coração de Deus". Ele constantemente agradou a Deus com seus louvores. Sim, teve seus momentos de desespero, de pedir e de questionar por que seus pedidos não foram atendidos. Mas apesar disto ele estava sempre louvando, agradecendo e adorando a Deus. Ouça a recomendação de Davi e o segredo do seu favor com Deus: "Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome." (Salmos 100:4) Este é também o nosso dever se é que queremos o favor de Deus em nossas vidas.

            Em Salmos 150:1-2 Davi ainda encoraja todos para louvar ao Senhor: "Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder. Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza."

            Em I Tessalonicenses 5:16 e 18 Paulo declara o que é a vontade de Deus: "Regozijai-vos sempre... Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."

            Em Isaías 43:21 o profeta declara a razão pela formação do homem: " ... ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor." Será que você está cumprindo a razão da sua existência?

            Em II Timóteo 3:2 Paulo declarou que um dos sinais dos últimos tempos será justamente a ingratidão do povo: "... pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes..." Há uma coisa que precisamos perguntar para nos mesmos: Estamos cumprindo a profecia por ser ingrato, ou cumprindo a vontade de Deus por agradecê-Lo, louvar e adorar?

            Sei que as Escrituras nos dão ampla razão para fazer nossas petições, mas Elas também nos instruem para agradecer. Vamos fazer uma experiência por resolver não pedir nada para Deus em nossas devoções diárias um dia por semana, e dedicar aquele dia exclusivamente para o louvor, agradecimento e adoração. Veremos, então, qual mudança que ocorrerá em nosso relacionamento com Deus por Lhe dar um dia de descanso de nossas petições.

Philip D. Walmer