>
 

Onde Está A Alegria?

 

            "Restitui-me a alegria da tua salvação..." (Salmos 51:12)

            Davi cometeu dois pecados de grande porte e com resultados desastrosos, não somente para ele, mas para a nação da qual era o rei. Ninguém peca sem que afete outras pessoas. No início parecia que estava tudo encoberto, mas repentinamente aparece o profeta Natã contando uma história que deixou Davi muito aborrecido. Depois o profeta lhe indicou o seu grande desvio da moralidade de Deus por tomar a mulher de outro e numa tentativa de encobrir o pecado se torna mandante de um assassinato.

            A história é longa e os resultados indesejáveis e tristes. Uma palavra de Davi em Salmos 51:3 dá entender que ele vivia com um coração pesado. Ele não conseguia esquecer-se dos atos horríveis que cometeu. Sua mente, coração e alma viviam afligidos. Que lição tremenda para todos nós nos lembrar na hora da tentação. Davi confessou: "... o meu pecado está sempre diante de mim." (Salmos 51:3) Ele lamentou que não sentisse mais a alegria da salvação de Deus. Uma nuvem sombrosa e ameaçadora pairava sobre ele dia e noite.

            É recomendável que este Salmo seja lido com frequência, e usado com uma oração particular, pois expressa tão bem o que muitos crentes sentem em algum ponto da sua caminhada com o Senhor. Nota bem as seguintes implorações de Davi:

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro..."

"Renova dentro de mim um espírito inabalável..."

"Não me repulses da tua presença..."

"Nem me retires o teu Espírito Santo..."

Pode se, amado leitor, que algo aconteceu na sua vida que tem lhe deixado num estado abalado; doença, pecado, desentendimentos e etc. Estas coisas tendem afastar da íntima presença do Senhor, ao ponto de sentir que Deus tem abandonado a quem o resgatou do pecado. Não é um sentimento particular, mas comum para quem procura anda com Deus. Quem sabe, você não consegue se livrar dos ressentimentos, amarguras, odeio, ira, e sentimentos de vingança contra alguém. Ou, pode ser que cometeu algum pecado, ninguém sabe, mas sua consciência está tomada pela dor da sua transgressão. Sendo que estes sentimentos, estes pecados não agradam a Deus, você se sente afastado Dele e não gosta, nem um pouquinho, a solidão que acompanha o afastamento de Dele.

            Quem sabe que chegou a hora para você oferecer a Deus esta oração de Davi. Deve notar que Davi não escondeu seu pecado, apesar de não o chamar por nome. Ele confessou sua condição e se arrependeu dos seus atos pecaminosos. Ele expressou com grande emoção que não quis perder o toque de Deus na sua vida, nem o Espírito Santo, com o qual Deus o ungiu. Estes atos de humildade e contrição comoveram o coração de Deus em favor a Davi, que foi perdoado e restaurado à presença de Deus. Pratica estas obras de Davi e será restaurado agora mesmo à presença do Senhor e sentirá novamente a grande alegria da sua salvação.

Philip D. Walmer