>
 

Graça É Licença?

 

            "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado." (Romanos 6:1-7)

            Fico abismado diante do número, ainda crescente, de erros de doutrina que continuam ocorrendo no meio evangélico. Isto ocorre por quatro razões óbvias: 1) Porque a maioria dos crentes não lê a Bíblia; 2) Porque a maioria dos que lê não tem a plenitude do Espírito Santo para guiá-los na compreensão das coisas espirituais; 3) Porque não tem líderes espirituais, cheios do Espírito Santo, para explicá-los devidamente as Sagradas Escrituras (Veja o caso de Filipe e o eunuco em Atos 8:26-31); 4) Porque há homens movidos por ganância que torcem as Escrituras para arrastar pessoas atrás deles para poder ter uma vida de fama e bonança. Sei que esta declaração é dura e talvez ofensiva, contudo, não foge da realidade.

            A ala conservadora do cristianismo está levando sérias pauladas dos que querem e promovem uma vida libertina. (Libertino = 1) Que ou aquele que leva uma vida dissoluta, que se entrega imoderadamente aos prazeres do sexo. 2) Que o aquele que revela irreverências a regras e dogmas estabelecidos, especialmente à religião e a prática desta. 3) Que não tem disciplina, que negligencia deveres e obrigações.) Há uma grande diferença entre ser liberto (do pecado, do mundo e seu sistema) e ser libertino, como você pode ver pela definição acima.

            O problema é que alguns tem tornado a sua libertação do pecado em libertinagem. (Esta palavra segue no mesmo patamar de definições da palavra libertino) Judas fala disto no seu livro, versículo 4: "Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo."

            Estes indivíduos se declaram libertos e livres de qualquer regra de bom comportamento estabelecida pela Palavra de Deus e a Igreja devidamente administrada por homens de Deus cheios do Espírito Santo e por Ele guiados. Estas pessoas têm voltado aos costumes, hábitos e pecados dos quais foram anteriormente libertos. Alegam que a graça de Deus é o suficiente para desculpar e perdoar qualquer desvio de conduta que elas porventura cometem.

            Creio que é bom para todos leem com bastante atenção a forte declaração do apóstolo Paulo na passagem bíblica acima.

Philip D. Walmer