>
 

Despojar

 

          "Portanto, despojando-vos a de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma." (Tiago 1:21)

          Nesta passagem bíblica uma palavra com significado forte é usada. Esta palavra é despojar. Conforme o dicionário esta palavra tem uma definição muito ampla: Privar-se do que revestia, adornava ou cobria; despir-se ou desnudar-se. Pôr de lado, largar, abandonar ou perder.    

          Há várias colocações neste versículo que vale a pena considerar e estudar:

 1. Em primeiro lugar quem deve fazer a obra de despojamento é a própria pessoa que quer fica livre das coisas que a impede de servir melhor a Deus. Hebreus 12:1 afirma esta declaração com estas palavras: "... desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta..." Há determinadas coisas que são necessárias para a própria pessoa remover da sua vida. Deus não fará a obra que o homem pode fazer e que é realmente a responsabilidade dele. Se uma pessoa quer roubar, mentir, defraudar, fornicar-se, adulterar-se e cometer qualquer outro delito, Deus não impedirá. A pessoa tem que ter a consciência do que é mal e força de vontade para não cometer o que Deus não aprova.

 2. Em segundo lugar a passagem diz que é para despojar-se de toda impureza. A tendência de alguns é de eliminar apenas algumas coisas condenáveis da vida para guardar outras (escondidas) por gostá-las. Pode ser que esconde delitos (pecados) de outras pessoas, mas jamais os esconde de Deus que tudo vê.

3. Achei interessante o uso do termo "acúmulo de maldade". A prática repetitiva dos mesmos delitos, vez após vez, faz com que haverá com tempo um acúmulo de maldade que Deus aborrece. Podemos dizer com certeza que os atos de traição de Judas e seu subsequente suicídio foi o resultado de um "acúmulo de maldade" que ele andou praticando ao longo dos anos do ministério de Jesus. Apesar de ouvir todos os ensinamentos de Jesus, ele nunca tratou de se despojar da maldade que residia no seu coração. Foi um final triste. Não deixa isto acontecer na sua vida. Despoje-se de tudo que Deus não aprova!

4. Não deve apenas despojar-se do que impede o bom andamento da sua vida cristã, mas acolher novamente para o centro da sua vida a Palavra que uma vez foi plantada na sua vida. Por pelo menos um pouco de tempo, é possível que a Palavra e a maldade residam lado ao lado na sua vida, como o trigo e o joio vivem juntos no campo. No entanto, com tempo um ou outro sairá dominante. E, quando a vida é despojada das obras da carne, o espaço que estas obras anteriormente ocupavam precisa ser preenchido com o que é bom e agradável diante de Deus. Por tanto, deve acolher a Palavra ao seu coração, a qual é poderosa para salvar sua alma. Quanto mais você acolhe esta Palavra maravilhosa a sua vida, quanto mais vai entender a Sua importância para a salvação.

Philip D. Walmer