>
 

Trocar-se-รก?

 

          "Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?" (Mateus 16:26)

          Todos os dias crentes estão correndo o risco de perderem suas almas por se envolverem em delitos que para a carne são prazerosos. Parece que há um desejo de apostar que as leis de Deus podem ser ignoradas sem que haja consequências indesejáveis. A vida evidencia que para alguns a existência humana é uma grande loteria que eles esperam ganhar apesar de furar todas as regras do jogo. Vendo as ações dos seres humanos, e até aqueles que professam fé em Deus, se torna claro que no fundo do coração a Palavra de Deus não é a verdadeira mensagem destes dias modernos. Será que as pessoas crentes realmente crêem na mensagem da Palavra? "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo..." (Hebreus 9:27) Será que esta mensagem é realmente crida pelos crentes? Se for, por que eles arriscam tanto no seu viver diário?

          De que está falando, pastor? Falo da facilidade com que alguns mentem apesar disto ser condenado desde os dias da entrega dos Dez Mandamentos. Será que pensam que o proveito temporário vale o risco de perder a alma? Eu me lembro de ser perguntado uma vez por um suposto ministro se uma mentira comercial era permitida. Quando indaguei o que era uma mentira comercial ele explicou que era uma inverdade a ser aplicada para fazer um negócio lucrativo. Incrível! Sim, incrível para um que se considerou conhecedor da Palavra e pregador da verdade pensar de que tal atuação seria aceitável a Deus. Hoje ele está totalmente afastado da igreja e não há um membro sequer da sua família que serve a Deus. Trocou!

          Sei que é difícil para alguns acreditarem, mas a realidade é que muito jovem supostamente crente fiel, que frequenta a igreja assiduamente, que faz parte da liderança, tem adotado o estilo da vida do mundo, colocando seu destino eterno em jogo por praticar relações sexuais sem qualquer inibição com um ou outro para simplesmente sentir o prazer da tal ato por apenas alguns minutos. Será que vivem tão longe de Deus que não acatam mais o pensamento que se o Senhor fosse voltar enquanto eles estão no leito de fornicação que seria eternamente perdido?

          Infelizmente não são poucos os ministros da Palavra que pregam para outros que Deus salva, liberta e providencia livramento de toda sorte de vicio e pecado que ocupam frequentemente o leito de adultério. Um famoso pregador/cantor/tele-evangelista foi pego várias vezes com mulheres da noite. Tomei conhecimento de um que por quinze anos ocupava o púlpito da igreja que pastoreava enquanto teve um relacionamento extraconjugal com uma membra da igreja.

          Quando a Bíblia fala em ganhar o mundo inteiro, não se refere apenas às riquezas, mas aos prazeres, posições políticas e eclesiásticas e qualquer outra coisa que pertence ao mundo carnal de perdição. Apenas o desejo de ganhar alguns níqueis a mais, o prazer sexual momentâneo, a corrida para fama e posição está condenando muitos para uma eternidade de tormento. "Ou que dará o homem em troca da sua alma?" A lista é grande. Você vai trocar sua alma por apenas momentos de prazer ou bens corroídos pela ferrugem do mundo provisório?

Philip D. Walmer