>
 

Entristecer

 

          "E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção." (Efésios 4:30)

          Entristecer outra pessoa com atos, comportamento indesejável e palavras ofensivas é de abalar todo o sistema do corpo. A tristeza que acompanha este assalto pode levar uma pessoa a ficar doente, elevar a pressão artéria, provocar depressão, entre outros males. Cônjuges frequentemente assaltam seus parceiros com palavras ofensivas que afetam profundamente o bem estar. Talvez um dos piores assaltos seja aquele que é feito contra as crianças. Muitas delas nascem com grandes possibilidades de ser alguém na vida, mas acabam tristes, abatidas, pois são verbalmente assaltadas com palavras em nada animadoras. Não entristeça estes pequeninos, pois o mundo de família, comunidade, cidade, e sim, a igreja vai necessitar jovens e adultos bem ajustados para formar a sociedade dos seus dias.

          O cristão necessita o poder do Espírito Santo na sua vida para vencer as batalhas que sempre aparecem no horizonte da sua vida. O repentino aparecimento destes desafios é para ser esperado, no entanto a tendência é de viver a vida como tudo será maravilhoso, e que há de ser de bonança e plenitude de vida e alegria. Oxalá que fosse assim! No entanto, aquele mal estar que alguém sente pela manhã pode trazer um diagnostico arrasador até o final do dia, quem sabe, uma sentença de morte. Um acidente repentino traz danos físicos, às vezes permanentes que muda toda a estrutura da família, ou a morte.

          O que estou tentando transmitir é que a vida na melhor das hipóteses sempre trará momentos de desespero e pânico. Em 1982 recebemos numa linda tarde de primavera a notícia de que nosso filho mais velho foi envolvido em um acidente que quase foi fatal. Mais tarde irmã Linda ao fazer um exame de rotina foi informada que teve um pólipo maligno. Ela foi diretamente da clínica para o hospital e foi operada no dia seguinte. Não vou dizer que estes, e outros acontecimentos não nos afetaram, mas de modo geral passamos por estas experiências sem ficar abalados. Por quê?

          Porque ao longo dos anos de nossa vida procuramos andar de acordo com a vontade de Deus e não entristecer o Espírito Santo que nos possuía sessenta anos atrás. Da mesma forma que você não pode esperar auxílio de uma pessoa que entristeceu, não pode esperar uma intervenção na sua vida em momentos de tragédias, doenças e outros desafios, se é que andou entristecendo o Espírito Santo.

           A desobediência a Deus e Sua Palavra, a falta de comunicação com Ele via a oração, a falta de ler e esconder a Palavra no coração, a falta de dizimar e ofertar, o pecado pelo qual não havia arrependimento, entre outras coisas tendem entristecer o Espírito Santo, o qual O faz retroceder de tristeza de nossas vidas. De modo que quando vem aquele apuro, tem que haver um período de restabelecimento de um bom relacionamento com o Divino.

          Creio que você concordaria comigo que seria um tanto melhor manter um bom relacionamento, não entristecer o Espírito Santo, em vez de estar tentando cada vez que fica abatido, correr para restabelecer o relacionamento rompido por ser desleixado na sua vida espiritual.

Philip D. Walmer