>
 

Correndo E Esforçando

            "... prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (RA) "Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus." (NTLH) (Filipenses 3:14)

            O verbo prosseguir tem as seguintes definições: Dar seguimento, levar adiante, continuar, retomar, ir adiante, seguir avante, continuar num determinado estado ou posição, permanecer. Paulo levou a sério o ensinamento de Jesus, no seu próprio viver, bem como encorajar todos os demais que abraçaram o Evangelho para não largar de mão sua fé salvadora. Jesus ensinou assim: "Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus." (Lucas 9:62) Não é possível ser salvo a não ser que seja dado o seguimento à fé que foi abraçada no início do andar com Deus.

            No entanto, há muitas dificuldades que o crente há de enfrentar no curso da vida com Deus. Infelizmente alguns estão sendo informados que depois de abraçar a fé em Cristo Jesus, que a vida se tornará um mar de rosas. Isto é uma tremenda inverdade não sustentada no ensinamento bíblico. Acreditar nesta inverdade tem levado muita gente a desistir da vida cristã quando problemas, desafios e tempestades enormes assolam suas vidas. Deus não faz com que seus seguidores evitam as tempestades, mas se faz presente no meio delas. Um exemplo disto é quando Jesus apareceu aos seus discípulos andando em cima das águas turbulentas e salvou a Pedro, entre outros.

            Paulo esclareceu que apesar de estar sofrendo por todos os lados por causa do Evangelho e sua fé, ainda prosseguia adiante, jamais pensando em largar tudo por um caminho aparentemente mais fácil. Ele, bem como seus companheiros de fé não olhou para trás. Todos eles entenderam que Jesus jamais prometeu um caminho fácil, sem lutas e dificuldades.

            Pedro esclareceu isto desta maneira: "Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. Vocês o amam, mesmo sem o terem visto, e crêem nele, mesmo que não o estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa, que as palavras não podem descrever. Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é o resultado da fé que possuem." (I Pedro 1:6-9 NTLH)

            Esta passagem esclarece que "o fim de nossa fé" é a salvação de nossas almas. Considerando o valor de nossas almas, vale à pena sofrer qualquer coisa, pois a recompensa tem bem mais valor que os prazeres deste mundo.

Philip D. Walmer