>
 

Como É Que Agradece?

 

Testo - Lucas 17:11-19

 

            "Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano." (Lucas 17:15-16)

            Na história do texto acima, dez leprosos viram Jesus passando, e sabendo que Ele poderia os curar, começaram clamar para Ele. Tem vários pontos desta passagem que precisamos considerar:

1 Devido à seriedade da sua enfermidade contagiosa eles ficaram de longe. (v. 13)

2 O pedido dos enfermos para serem curados foi feito aos gritos. (v. 13)

3 Eles chamaram por Jesus, reconhecendo que Ele era Jeová-Salvador. (v. 13)

4 Eles reconhecerem sua posição de inferioridade por se referir a Jesus como "Mestre". Eis um segredo para ter nossas petições respondidas. (v. 13)

5 Eles pediram que Jesus se padecesse deles. (v. 13)

6 Antes de receber qualquer sinal que a cura foi efetuada neles, Jesus os mandou irem para se mostrarem aos sacerdotes conforme a lei mandava. (v. 14)

7 Foi somente quando eles estavam indo, isto é obedecendo à ordem de Jesus, que a cura milagrosa ocorreu. Será que a falta de obedecer ao Senhor no que Ele manda em Sua Palavra poderia ser a razão por que não recebemos, às vezes, respostas às nossas orações? (v. 14)

8 Todos foram curados enquanto já estavam a caminho. A distância que eles já andavam não sabemos, contudo podia ter sido uma distância considerável. Não sabemos também por qual distância (tempo) teremos de andar obediente a Deus antes de Ele efetuar o milagre que necessitamos.

9 Apenas um deles voltou para agradecer a Jesus pela cura. Parece que havia uma falta de consideração para com Jesus nos outros, apesar do grande milagre de cura de uma enfermidade incurável. Quando Deus responde às suas orações há uma demonstração de gratidão da sua parte? Você mais queixa e pede do que agradece? Lembra-se que Deus é sensível a estas atitudes. (v. 15)

10 O curado que voltou deu glória a Deus, mas nota como ele deu: "... em alta voz." Chamo sua atenção a esta parte, pois na hora de pedir alguns gritam e demonstram grande desespero, mas depois apenas sussurram baixinho algum agradecimento. Isto é errado! (v. 15)

11 Ao voltar, o agradecido demonstrou ainda mais submissão a Jesus do que na hora de pedir. Agora, curado ele podia aproximar-se se a Jesus e prostrou-se aos seus pés. Quando somos curados de nossos pecados e delitos, temos, então, condições de nos aproximar de Jesus, mas ainda deve de ser com submissão, dando honra e agradecimento a quem merece. (v. 16)

12 Somente este único homem conseguiu a intimidade com Jesus, e foi através do seu agradecimento. Falta intimidade com Deus na sua vida? Será que a razão é a falta de agradecer a Deus pelas maravilhas que operou na sua vida?

13 Finalizo aconselhando a leitura do Salmo 116 para entender mais acerca de como oferecer agradecimento adequado a Deus.

Philip D. Walmer