>
 

Correndo E Se Esforçando - 2

Número 2

 

As pessoas que correm nas maratonas não podem jamais olhar para as subidas, as curvas, nem considerar a chuva, o frio, o calor ou qualquer outro tempérie, todavia concentrar em sua mente a vista da linha de chegada. O corredor também não presta muito atenção aos outros corredores, pois não pode se regular por eles. Nada no caminho importa. O que importa é chegar. E, na verdade, nem importa chegar em primeiro lugar. A única coisa que importa é chegar à linha de chegada. Só chegar! Pode estar com os pés doendo. Alguns corredores perdem as unhas após uma corrida de 42 quilômetros. Os músculos parecem estar em chamas. É necessário tomar muita água, comer produtos que repõe as energias. E, ninguém faz estas corridas sem meses de preparação física antes. Os pés, tornozelos, joelhos, pernas, pulmões, entre outras partes do corpo tem que ser condicionados para participar da corrida.

No seu desejo de alcançar a vida eterna, uma coroa de vida, bem como os demais benefícios prometidos para os vencedores em Apocalipse capítulos dois e três, tem que correr para chegar à linha de chegada. Considera as passagens bíblicas a seguir:   

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado." (I Coríntios 9:24-27)

Usa-se a linguagem esportiva; os gregos e os romanos davam muita importância ao atletismo. A cada quatro anos, se realizavam os Jogos Olímpicos, e, a cada três, se realizavam na própria cidade de Corinto os Jogos Ístmicos.

"Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?" (Gálatas 5:7)

"... preservando a palavra a da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente." (Filipenses 2:16)

"Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento, para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta; a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu..." (Hebreus 6:17-19)

A Epístola de Segundo Timóteo foi provavelmente a última que Paulo escreveu. No capítulo 4, versículo 7 ele escreveu estas palavras enquanto esperava a chegada do decapitador: "Combati o bom combate, completei a carreira, e guardei a fé.  Já agora a coroa da justiça g me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda."

Onde você está na corrida para a vida eterna? Correndo ainda apesar do sofrimento, dores, contra tempos, sede, fome e etc.? O está sentado à beira do caminho cansado, fatigado, tendo desistido da coroa. Reflita e corrija o que está errado!

Philip D. Walmer