>
 

Bikini

 

            Havia vezes por falar em vestimenta, tanto masculino quanto feminino, que eu levantei uma polêmica que repercutiu por todos os lados. Parece que muitos evangélicos não entendem o ensinamento bíblico acerca da modéstia. "Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade. Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso..." (I Timóteo 2:9)

            A palavra chave nesta passagem é "modéstia". E, é isto que muitos hoje não estão entendo. Por que? Porque em vez de estabelecer a definição correta de acordo com Deus e a Sua Palavra, procuram defini-la de acordo com o modelo do mundo. Paulo escreveu sob a inspiração do Espírito Santo em II Coríntios 10:12: " Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez."

            Hoje apareceu para mim o texto que segue, que explica, por exemplo, o que acontece na mente do homem quando vê as mulheres semi-nuas, com as coxas, costas, ombros e seios aparecendo. Talvez isto ajuda alguns a entenderem por que a Bíblia, e os pastores são subsequentemente motivados para incentivar a santidade, procuram não deixar o comportamento do mundo entrar na igreja. Segue o referido texto:

            "Quando o biquíni foi criado pela primeira vez na França, as modelos francesas não queriam estreá-lo. Eles encontraram uma stripper que concordou em estreá-lo em seu lugar. Quando a mini-saia foi criada, os países europeus as proibiram, chamando-as de "um convite para o estupro."

            Uma pesquisa foi realizada com os homens para ver imagens de mulheres usando essas roupas. Os resultados indicaram que as áreas específicas do cérebro se iluminaram. Quais? Os que se acendem com o uso de ferramentas elétricas e/ou durante a visualização de objetos. Quando mostraram mulheres usando opções mais modestas áreas específicas do cérebro iluminaram. Quais? O córtex frontal medial, responsável pelo planejamento, comunicação e raciocínio social.

            Em outras palavras: quando Deus pediu para as mulheres se vestirem modestamente, Ele fez isso não apenas por causa dos homens, mas por causa das mulheres também. O que a mulher escolhe para se vestir vai determinar como são percebidas, seja como um objeto ou como um ser humano com mais para oferecer. Não deixe que o comportamento da sociedade lhe faz acreditar que são bonitas somente ao se vestir de acordo com as suas normas. Modéstia é bonita e ninguém disse que você não pode aparecer lindissima e ainda ser modestamente vestida. Mulher, fala consigo mesma que pode ser linda e reconhecida por mais do que seu corpo. Mulheres devem ser motivadas para serem crituras que Deus criou para ter mais para oferecer do que seus corpos. Mulher deve ser mais do que um objeto para ser cobiçado."

            Quando o pecado entrou no mundo por vias da desobediência de Adão e Eva, eles reconheceram imediatamente que estavam nus. Eles, então, procuraram fazer roupas de folhas das plantas e árvores, mas Deus quis algo mais e matou animais e os ensinou a se vestirem. "Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu." (Gênesis 3:21)

Philip D. Walmer