>
 

Perseverança

            "Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança a carreira que nos está proposta..." (Hebreus 12:1)

            O texto acima tem algumas palavras chaves, às quais quero dar uma atenção especial neste devocional de hoje:

            Nuvem de Testemunhas: Tendemos pensar que estamos sozinhos no mundo e que é só nós que estamos tentando viver a vida cristã fielmente. Elias pensou da mesma forma, mas Deus o informou que tinha ainda sete mil que não dobraram seus joelhos aos ídolos. Meu irmão, se olhar em volta, verá muitos que têm servido fielmente ao Senhor por muitos anos e não foram anos sempre de bonança. Jovem, existem irmãos da igreja de idade avançada que não cederam para o mundo de tentações, e outros que já morreram na fé. Se eles venceram, você também pode vencer apesar das tentações, lutas, batalhas e guerras. Você tem em sua volta uma nuvem de testemunhas que venceram. Anime-se e vá para frente no nome vitorioso de Jesus Cristo.

            Desembaraçar: Para participar desta vida cristã com sucesso, é preciso se desembaraçar (despojar) de tudo que é excesso na sua vida. O texto menciona pesos. Em diferentes pessoas isto pode ser algo diferente, mas não deixa nenhum peso desnecessário lhe atrapalhar. O texto menciona até pecado. Não há questão da necessidade de nos livrar de todo pecado, pois qualquer um poderia ser o estopim para derrota.

            Correr: Observando alguns a gente pensaria que eles estão num passeio espiritual. Estamos engajados numa corrida. Quem está se arrastando, meramente passeando, há de se tornar presa do diabo. Nas grandes manadas de alces no Canadá, os animais afastados se tornam alimento para os lobos. Irmão, você precisa correr parelho com a igreja, senão há de ser facilmente capturado pelo inimigo da sua alma. Corre! Não apenas passeei!

            Carreira: Embarcamos numa carreira, num decurso de existência pela duração da vida. Isto não é apenas uma decisão que fizemos uma vez, para poder depois viver de qualquer maneira. Por sete vezes no Livro de Apocalipse, João fala: "Ao vencedor..." Para alcançar as promessas de Deus você precisa ser vencedor, e não por um dia ou dois, ou um mês ou um ano, mas pela vida toda. É uma carreira.

            Perseverança: Algumas versões da Bíblia dizem "com paciência". Minha experiência me ensinou que há uma diferença entre paciência e perseverança. Esta experiência tem me ensinado que é somente com muita perseverança que conseguirei vencer. A Bíblia fala em violentos tomando o reino de Deus por violência. Esta corrida não é para os fracos, medrosos, temerosos e os que desistem frente a qualquer dificuldade.

Leia novamente o capítulo onze de Hebreus para poder entender melhor o tipo de pessoa que herdará o reino de Deus. Reflete na vida dos apóstolos. Foram encarcerados, açoitados, crucificados, decapitados, naufragados, exilados e assim por diante. Mas eles não desistiram de servir ao Senhor. Faça você o mesmo!

Philip D. Walmer