>
 

Guarda Seu Coração

 

          "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Provérbios 4:23)

          Quase todo mundo tem posses, propriedades particulares que consideram como valiosos e preciosos. Todo tipo de proteção é empregada para proteger o que não quer que outros possam roubar ou destruir. Empregam-se portas exteriores de ferro, duas fechaduras, grades nas portas e nas janelas, cercas e portões de ferro, arame farpado, cercas elétricas, sistemas eletrônicos com sirenes, entre outras coisas. A indústria de segurança cresce assustadoramente a cada ano diante dos crimes de assaltos, arrombamentos e roubos, raptos, estupros e etc. Todos querem guardar o que adquirem para não perder o que para eles é precioso.

          Um dos problemas é que o criminoso não dá valor àquilo que rouba, para o que o proprietário labutou incontáveis horas para poder comprar. Ele vende por apenas 5 - 10% do valor que foi pago, normalmente não roubou para uso próprio, mas para comprar coisas supérfluas, tais como drogas que dão uma euforia por pouco tempo.

          O que me preocupa mais que qualquer outra coisa é que todos tem algo de bem mais valor que as posses terrestres. Isto é a alma da pessoa, e todos têm. Quando a gente considera as palavras de Jesus em Marcos 8:36, é fácil entender que a alma tem mais valor que todos os tesouros que o mundo oferece: "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Marcos 8:36)

          Em Mateus 4:8-9 leia-se o seguinte: "Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares." (Mateus 4:8-9) O diabo sempre apresenta as supostas coisas lindas e gostosas do mundo que uma pessoa pode possuir imediatamente. Jesus resistiu essa tentação e não se inclinou para o diabo, não aceitou sua proposta: (v. 10) "Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto." Foi mais ou menos o mesmo caso dos três amigos de Daniel (Daniel 3). Todos os súditos do rei foram ordenados se dobrarem diante da imagem do rei. Estes três desobedeceram à ordem e foram denunciados ao rei. Ele ofereceu nova oportunidade para eles, ainda sob a ameaça de morte, o que foi imediatamente rejeitada, pois eram filhos de Deus e só adoraram a Ele.

          Esaú deu seu direito da primogenitura em troca de uma sopinha que ele achou que necessitava de imediato. Depois ele viu o seu erro, mas era tarde demais, pois já foi. Quantas pessoas eu já vi morrer sem Deus, pessoas que sentavam dentro da igreja e ouviram as mensagens que Deus me deu para pregar. Mas, as atrações do mundo pareciam um bom negócio e foram atrás e perderam o tesouro de mais valor... sua alma.

          O diabo quer sua alma, amigo (a). Ele fará tudo possível para encorajar você para dar sua alma e salvação em troca dos prazeres temporais. Vai dar? Se quiser, pode. Sansão deu e perdeu tudo debaixo do teto de um templo pagão, junto com seus inimigos pagãos.

Philip D. Walmer