>
 

Separar 2

Número 2

 

                Deus, após tirar Israel da escravidão do Egito que é tipo da escravidão do mundo e do pecado, deu grandes promessas para este povo escolhido para mostrar Deus e Suas maravilhosas obras ao mundo. Veja esta de Deuteronômio 28:1: "Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra."

            Os versículos 1-14 delineiam as bênçãos que decorrerão devido a completa obediência de Israel às leis e ordenanças do Senhor. Os versículos 15-68 apresenta um quadro terrível, pois delineiam as maldições que cairão sobre a nação caso não segue obedecendo às leis e ordenanças do Senhor. Estes 54 versículos apresentam advertências suficientes para assustar qualquer um, mas Israel não deu ouvidos à voz de Deus e a dos seus servos. (Leia também Esdras 6:21-22)

            Alguém poderia tentar argumentar que não estamos mais sob a lei. Concordo apenas com o fato que não estamos mais sob a lei cerimonial, mas continuamos sujeitos às leis de moral e comportamento em relação a Deus e outras pessoas. Estas leis jamais foram revogadas. Existem pessoas que até ensinam que não necessitamos mais do Antigo Testamento por ser algo velho, ultrapassado e sem valor e sentido num mundo moderno. Ah! Então, podemos eliminar os dez mandamentos? Podemos agora servir qualquer deus que nos parece bom e ainda desfrutaremos de uma morada na Cidade Celestial? Podemos nos adulterar sem ser punidos por Deus? Podemos roubar, matar, invejar, mentir e etc., sem esperar que haja punição por cometer estes delitos? Negativo! Nem tudo mudou com o novo advento do Novo Testamento, isto é, o novo pacto de Deus com os seres humanos que Ele criou.

            Veja a mensagem de II Coríntios 6:7: "Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; o e eu vos receberei..." A mensagem de separação continua no Novo Testamento, e provavelmente mais forte do que no Antigo. Conforme I Coríntios 3:16-17, nós somos, aliás, devemos ser, templos do Espírito Santo: "Não sabeis que sois santuário  de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado." É absolutamente essencial que o crente se lembra de que o Espírito que deve habitar no crente é "Santo".  Da mesma forma que uma pessoa higiênica não faria morada num chiqueiro por ser imundo, o Espírito Santo não fixará morada numa vida imunda, ou caso uma pessoa retorna ao lodo do pecado, o Espírito Santo deixa este templo que se tornou inabitável por um Ser Santo.  Quando Israel abandonou a Casa do Deus vivo e foi adorar diante de imagens, Deus simplesmente não mais abençoava o templo com Sua presença.

            Alguém poderia achar, isto é, ser convicto que este Espírito Santo habitaria no mesmo vaso que comete fornicação e adultério? Que mente, rouba, engana outros ou que comete uma ou mais das obras da carne na lista de Gálatas 5:19-21? O versículo vinte um finaliza a lista por dizer que pessoas que tais coisas praticam não herdarão um lugar no reino de Deus. Ponto! Não se arrisca! Viva uma vida santa, pura e separada do mundo para poder garantir sua entrada no lugar de descanso eterno!

Philip D. Walmer