>
 

Irei Diante De Vós

 

            "Respondeu Moisés ao Senhor: Os egípcios não somente ouviram que, com a tua força, fizeste subir este povo do meio deles, mas também o disseram aos moradores desta terra; ouviram que tu, ó Senhor, estás no meio deste povo, que face a face, ó Senhor, lhes apareces, tua nuvem está sobre eles, e vais adiante deles numa coluna de nuvem, de dia, e, numa coluna de fogo, de noite." (Números 13:13-14)

            Nesta caminhada em que estamos muitos poderiam perguntar onde Deus está. Lendo eu a Palavra de Deus, descobri em muitos lugares que Deus prometeu para estar a nossa frente. Esta palavra é encorajadora, pois a posição de Deus em relação a nós é importante. Estando a nossa frente Ele escolhe o caminho melhor. Ele também tem condições de nos guiar pelo caminho melhor que escolheu. Estando a nossa frente Ele vê as armadilhas e as evita. Ele pode também descobrir os lugares de melhor alimento e águas boas e tranquilas.

            Para dizer que Deus vai adiante dos seus cordeirinhos (filhos) não é novidade nas Escrituras. Davi, sendo pastor de ovelhas, sabia que naquela época os pastores dos rebanhos  sempre iam adiante dos seus rebanhos. Por isso ele podia dizer com plena certeza que Seu Pastor iria adiante dele para providenciar todas as suas necessidades. Ele mencionou alimento, bebida, descanso, restauração de vigor, direção divina para a vida, conforto e consolação no meio de doenças que o levariam pela sombra da morte, ou em batalhas que apresentariam o perigo de morte. Como um cordeirinho no rebanho do Senhor ele poderia ser consolado pela presença contínua do Seu Pastor, ter certeza de vitória sobre seus inimigos, ser abençoado até transbordar seu cálice. Ele finaliza expressando sua esperança de que viveria para sempre na presença do Senhor no lugar preparado por Ele para seus seguidores.

            Tudo isto combina perfeitamente com as próprias palavras de Jesus em João 10, onde Ele disse com plena certeza que Ele é o bom pastor: "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim..." (v. 14) Nota as seguintes declarações de Jesus em relação a sua pessoa e ofício de Pastor:

            - Versículo 1 - Quem procura entra no aprisco das ovelhas por outro lugar e não pela porta é ladrão e salteador.

            - Versículos 7 e 9 - Nestes versículos Jesus por usa o artigo definido "a" que deixa claro que ele é a única porta e acesso ao Reino de Deus. Esta mesma verdade é declarada em João 14:6.

            - Versículo 4 - Jesus declara que vai adiante das ovelhas, portanto faz o trabalho que Davi expressou em Salmos 23.

            - Versículo 11 - Jesus declara que o Bom Pastor dá sua vida em prol do seu rebanho. Mais tarde Jesus provou o que alegou por entregar a Si Mesmo como sacrifício pelos pecados de todos do mundo. Veja também João 3:16.

            - Jesus ainda afirma que o mercenário só tira dos cordeirinhos, nada dá e na face de perigo foge e deixa os cordeirinhos abandonados e sem qualquer proteção.

            Graças a Deus dou por ter quem vai adiante de mim e me garante a vitória. Cabe a mim O seguir fielmente e não fugir Dele e nem me desviar por um minuto sequer. Aí está a minha segurança.

Philip D. Walmer