>
 

Cava Covas

 

            "Este disse: Assim diz o Senhor: Fazei, neste vale, covas e covas. Porque assim diz o Senhor: Não sentireis vento, nem vereis chuva; todavia, este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, e o vosso gado, e os vossos animais. Isto é ainda pouco aos olhos do Senhor..." (II Reis 3:16-18)

            Este capítulo três de Segundo Reis conta uma história muito interessante. A ex nação de Israel tinha se divida em duas nações. A de dez tribos chamava-se Israel e a de duas tribos, de Judá. Israel entrou em grandes problemas com uma nação inimiga, e por isso convidou Judá e outra nação idólatra para ajudar em uma guerra contra a nação inimiga. Os líderes concordaram e partiram para a batalha. O caminho escolhido não era dos melhores e em certa altura faltou água para os soldados e todos os animais que os acompanhavam. O rei de Judá pediu para um profeta de Deus. Quando o profeta chegou ele teve uma mensagem forte para o rei de Israel, mas em consideração do rei de Judá, que era mais temente a Deus, consultou ao Senhor que deu as instruções nos versículos acima.

            Não havia dúvida concernente o poder de Deus para livrar seu povo deste problema. No entanto, Deus quis envolver todo o povo no milagre, assim fazendo com que eles não recebessem o livramento de "mão beijada." Cava covas! Parecia ser a coisa mais ridícula, pois não havia água nesta região do deserto. Deus ainda disse por intermédio do profeta, que não haveria som de vento e nem haveria chuva. No entanto... Cava covas! Deus quis provar a fé do povo Nele e no seu enviado, o profeta Eliseu.

            Deus age da mesma forma com seu povo nos dias atuais. Muitas vezes não é apenas uma oração que resolve seu problema. Veja... Estas covas que eles precisavam cavar não eram de pequeno porte. Não era uma questão de tirar uma pazada de terra e pronto. Era necessário de cavar e cavar. Deve ser lembrado que já estavam cansados e com sede por falta de água e ainda precisariam trabalhar neste serviço pesado.

            Com isso é preciso entender que é necessário muitas vezes, no meio de grandes dificuldades, se entregar-se de coração e alma em um trabalho duro de oração. Um problema sério e frequente é a falta de oração diária, o hábito de orar e conversar com Deus. Um dos problemas neste caso era que o povo de Deus se aliou com uma nação pagã. Esta parceria era totalmente contra a vontade de Deus. Agora Deus há de ver se Seu povo confia no auxílio desta nação ou Nele mesmo. Cava Covas!

            A oração é frequentemente um serviço duro. É semelhante ao trabalho de cava covas, e principalmente quando não tem o costume de orar. Há pessoas que acham que o pastor, seu auxiliar ou outro membro da igreja orará para resolver seu problema. Mais Deus está dizendo... Cava Covas. "Vou ver," Deus está dizendo, "se você realmente quer água, se realmente confia em mim, se tem a persistência de cavar e cavar até receber a resposta."

            Pode ser que você está hoje com grandes desafios na sua vida. Você confia nas orações dos outros e nada foi resolvido? Ah! Você precisa Cavar Covas que Deus vai encher de água, isto é, bênçãos e respostas às suas próprias orações. Deus quer lhe provar e você precisa provar se a si mesmo que Deus também responde às suas orações se é que persiste até a resposta vier. Deus pede para ser provado. Aceite o desafio e Cava Covas! Verá que Deus as encherá.

Philip D. Walmer