>
 

Bênçãos

 

            A leitura da Palavra de Deus nos revela muita coisa interessante acerca de pessoas e nações que queriam ser abençoados por Deus. Esta leitura poderia nos instruir melhor de como poderíamos viver vidas abençoadas por Deus. Não há dúvida que todos querem receber as bênçãos que só descem do alto da parte de Deus.

            Um versículo talvez difícil de entender seja este: "Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú." (Romanos 9:13)  No entanto, um estudo mais profundo acerca da vida de Esaú revela que era homem que jamais deu valor aos preceitos e ordenanças de Deus. Para você entender melhor o verbo "aborrecer" definimos do dicionário: "ter horror ou aversão a, desagrado ou provocar abominação." Eis a atitude de Deus em relação a Esaú por causa do pouco ou nenhum valor que ele deu a Deus e tudo relacionado a Ele.

            Contudo, quando Isaque seu pai estava por morrer, Jacó, seu irmão enganou seu pai e recebeu a bênção que por direito era de Esaú. Jacó errou e pagou caro pelo engano praticado, mas por sempre ser temente a Deus recebeu também bênçãos. A atitude de cada pessoa há de determinar como será tratado por Deus. Certamente não pode viver de qualquer maneira e esperar que seja abençoado cada vez que precisa uma graça especial de Deus.

            Veja as instruções para Israel em Deuteronômio 28:1: "Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra." O capítulo 27 contém muitos das ordenanças de Deus para seu povo, as quais eles não observaram, e quando a punição caia, eles não podiam entender a razão.

            Depois de Jacó receber a bênção do seu pai, Esaú implorou para também receber uma bênção. Que ousadia! Andou desobediente a Deus e os pais e ainda quer uma bênção. Mas isto não difere muito das atitudes que se vê hoje. Pessoas andam fazendo seu bel prazer e ainda acham que Deus tem alguma obrigação para abençoá-las. Deus tem, conforme entendemos das Escrituras, obrigação somente e exclusivamente com aqueles que são filhos de verdade, filhos obedientes a Ele e Sua Palavra.

            No versículo acima é para o bem de todos observarem o que Moisés disse "Se atentamente ouvires..." Não é de ouvir casualmente ou de qualquer jeito, mas com a sua atenção focada naquilo que Deus está lhe dizendo. Também é para "guardar" os mandamentos do Senhor, não descartar, descuidar ou ignorar, mas guardar. Guardar tem dois sentidos aqui: 1) Preservar para si mesmo, lembrar e etc. e 2) obedecer e observar. Os mandamentos do Senhor não têm qualquer valor a não ser que sejam guardados no sentido de serem obedecidos. Também o versículo ensina que não é permitido escolher os mandamentos que quer obedecer e ignorar os outros restantes. Com Deus é tudo ou nada. Obedecer todos menos um faz com que você se torna desobediente, é como fosse culpado de desobedecer todas as leis de Deus. E não esquece... è Deus que ordena e não o homem.

            A bênção prometida a Israel dependia da sua obediência a todos os mandamentos do Senhor. Quer ser mesmo abençoado, bem abençoado por Deus? Então, resolva dentro do seu coração que vai ser obediente a todos os mandamentos do Senhor.

Philip D. Walmer