>
 

Pelejar 1

Número 1

 

            Na Palavra de Deus há literalmente centenas de referências ao substantivo "peleja" ou o verbo "pelejar". A maioria destes se refere a Israel e sua luta pela liberdade ou para manter sua liberdade dos seus inimigos. A perda de bens materiais e a perda de vidas eram quase sempre de grande porte, até milhares de mortes, tanto de inimigos quanto de Israelitas. O interessante é que eles consideraram estas perdas como necessárias, pois a liberdade era um alvo digno da necessidade de pagar qualquer preço, um desejo tão profundo que valia o sacrifício de esposos e filhos, bem como o investimento de todos os seus bens. Liberdade! Ah! Quão maravilhosa é a liberdade! Jamais tem preço demais para alcançá-la!

            Como o estudante da Palavra de Deus já sabe, a nação de Israel, cuja história é contada com muitos detalhes no Antigo Testamento, é tipo da Igreja que Jesus Cristo fundaria anos depois em Jerusalém com o derramamento do Espírito Santo. E, entre Israel e a Igreja há muitos paralelos que valem a pena observar de perto.

            Desde a saída do Egito até a entrada da Terra Prometida, Israel participou de várias pelejas. A Terra Prometida é tipo do recebimento do Espírito Santo, não do céu como alguns pensam. A saída do Egito exigiu um esforço muito grande, uma peleja entre os poderes das trevas e do bem. O diabo jamais vai deixar qualquer um chegar a uma experiência de arrependimento sem que haja pelejas e mais pelejas. No entanto estas pelejas todas valem a pena, pois a liberdade do pecado que está por vir é algo maravilhoso. "Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis." (Lucas 13:3 e 5) Israel teria perecido no Egito debaixo da mão pesada de escravatura se não tivesse saído de lá. Da mesma forma, o pecador perecerá debaixo da mão pesada do pecado ser não de lá for resgatado. 

            Depois ouve os momentos de desânimo e até desespero diante do Mar Vermelho, e mais uma peleja contra as forças da natureza. Esta experiência é tipo do batismo nas águas, experiência maravilhosa que vale o esforço de pelejar até se submeter a esta ordem de Deus. "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Marcos 16:16)

            O plano de Deus era para Israel entrar na Terra Prometida pela fronteira sul onde não havia mares, rios ou outros obstáculos que impediriam a conquista e posse desta terra prometida para eles por Deus. A falta de fé e vontade para pelejar fez com que eles fossem condenados a vaguear pelo deserto por quarenta anos. Durante estes quarenta anos, eles foram obrigados a pelejar para manter sua liberdade e sobreviver. O mesmo acontece na vida de qualquer crente.

            Ao chegar finalmente à Terra Prometida, eles enfrentaram o Rio Jordão em época de enchente. Mais peleja com mais vitória, contudo uma séria de pelejas ainda está a sua frente. O recebimento do Espírito Santo prometido por Deus enche o crente de poder para pelejar: "... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo..." Como Israel teve muitas batalhas (pelejas) ao entrar na Terra Prometida, o crente terá muitas batalhas ainda depois de receber o Espírito Santo, no entanto agora terá poder sobrenatural para vencer.

Philip D. Walmer