>
 

Pelejar 4

Número 4

 

            Anos atrás quando estava tentando abrir uma nova congregação, coloquei um pequeno anúncio no jornal oferecendo estudos bíblicos grátis. Só recebi uma ligação que foi de um senhor que levantou muitas críticas contra os evangélicos.  Ele alegava que todas eram pessoas fracas, sem condições de levar a vida sem a muleta de religião. A verdade é que o povo de Deus sempre foi obrigado ser um povo forte e resistente, pois sempre foi um povo perseguido, por ser amigo de Deus e inimigo do diabo que almeja nada mais do que destruir todas as obras de Deus.

            Em Êxodo 3:12 Deus prometeu estar com Moisés na grandíssima tarefa de tirar o povo de Israel do Egito. Ele não teria apenas uma peleja, contudo muitas delas, e de grande porte. Se fosse falhar resultaria na escravidão de toda a nação e a morte de muitos. Quantos dependem do seu bom êxito nas pelejas de oração?

            "Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." (Josué 1:9) Estas foram as palavras de Deus a Josué antes dele e o povo de Israel começar a travessia do Rio Jordão e a conquista de Jericó e o resto da Terra Prometida. Deus sabia que haveria muitas pelejas à frente deles e tentou os encorajar a confiar Nele. Pelejas você terá, e terá de lutá-las, contudo, Deus prometeu estar sempre junto.

            Na sua história, Israel teve muitas batalhas para lutar. Pelejas seguiam pelejas, no entanto, à medida que Israel andava em obediência a Deus, eles podiam contar com a assistência divina em todas as pelejas. O problema de muitos hoje é que não andam em obediência a Deus e Sua Palavra, e quando chegarem os desafios da vida, querem imediatamente a assistência de Deus na peleja e quando não ocorre, se aborrecem com Deus, quando Ele não é o culpado.

            Não se ilude, pois a vida cristã há de consistir de muitas pelejas para poder sobreviver como cristão. Jesus disse: "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (João 16:33) Quando chegar as lutas, aflições e dificuldades, e particularmente as que são ligadas com a vida de crente, não deve estranhar, pois Jesus já profetizou estas coisas. Contudo, prometeu estar presente nestes momentos: "E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:20)

            Para seu filho na fé Paulo aconselhou: "Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas." (I Timóteo 6:12)

            Na passagem que segue, Paulo afirmou que fez o que instruiu Timóteo para fazer. "Combati o bom combate, completei a carreira, e guardei a fé. Já agora a coroa da justiça g me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." (II Timóteo 4:7-8)

            Peleje, irmão, tome posse da vida eterna, pois jamais se arrependerá por ter feito isto, ainda que sofra perdas aqui na terra.

Philip D. Walmer