>
 

Pelejar 5

Número 5

 

            "Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta..." (Hebreus 12:1)

            Quando alguém pensa em pelejar, normalmente é de lutas físicas, socos, golpes com as mãos ou com instrumentos de luta e guerra que imagina. No entanto, na vida espiritual há outras formas de pelejar em prol da salvação própria, e de outros, que devem ser usadas para poder vencer e ganhar a vida eterna. No versículo acima quero salientar algumas destas formas de pelejar: 1) Desembaraçar-se de qualquer coisa que impede você de servir a Deus fielmente, que inclui qualquer espécie de pecado. 2) Deve correr com paciência, isto é sem vacilar ou desistir, a carreira que levará  à vida eterna, não importando qual seja o caminho que foi determinado para você por Deus.

            "... abstende-vos de toda forma de mal." (I Tessalonicenses 5:22) Pela leitura da Palavra de Deus e a direção dada pelo mover do Espírito Santo é possível determinar o que é o mal, o pecado, e de tais coisas deve se abster.

                "Fugi da impureza [fornicação]. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo." (I Coríntios 6:18) O mundo de hoje diz que relações sexuais podem ser praticadas com qualquer um, de qualquer maneira e com qualquer frequência, e que nisto não há mal nenhum. Mas você acabou de ler o que a Palavra de Deus diz em relação disto. Peleje contra!

            "Portanto, meus amados, fugi da idolatria." (I Coríntios 10:14) A idolatria toma muitas formas além de imagens de escultura. Ídolos pode ser qualquer coisa que é mais almejada, mais amada, mais importante que Deus e sua salvação, que ocupa mais seu tempo e esforço que as coisas espirituais. Peleje contra qualquer coisa que procura tomar a preeminência na sua vida.

            "Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas." (I Timóteo 6:11-12) Para entender do que deve fugir, o leitor deve ler 6:1-10. Fugir neste caso é uma espécie de pelejar.

            "Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor." (II Timóteo 2:22) Este conselho é contra a natureza, mas é necessário pelejar contra, para poder alcançar a salvação da alma.

            "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7) Uma parte da peleja em favor da vida eterna, é a de sujeitar-se a si mesmo a Deus. Isto é contra a vontade da carne e, portanto, se torna uma peleja. A outra parte é a peleja de simplesmente rejeitar as investidas do diabo. O simples resistir faz com que ele fuja do crente. Esta peleja deve ser fácil, mas se torna difícil devido ao fato que é contra a vontade da carne. Peleje, pois o resultado há de valer todo o esforço empregado.

Philip D. Walmer