>
 

Responsabilidades Familiares 4

Número 4

 

                Em qualquer união ou associação, cada membro tem suas obrigações. Quando um ou outro não cumpre seus deveres, desentendimentos e confusão é o resultado. Isto também se aplica ao casamento. Ontem tratei em parte as responsabilidades do marido dentro do casamento. Hoje tratarei em parte as responsabilidades da mulher dentro do relacionamento que chamamos de casamento. É claro que nossa autoridade sempre é e sempre será a Palavra de Deus.

            "Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada." (Tito 2:3-5)

            Nesta passagem há muitas instruções em poucas palavras. Meu intuito é de dirigir meus comentários às mulheres que são na sua concepção, cristãs de fé e prática, pois para a mulher "moderna" e de filosofia mundana, a Palavra de Deus não tem nenhum valor, pois ela A considera como antiga e ultrapassada, enquanto ela se tornou adepta das ideias novas e inovadoras que alegam valorizar mais a mulher. Portanto sigo o que Tito fez quando ele também dirigiu sua mensagem para os membros do corpo de Cristo... a Igreja.

            Tito considerou o papel das mulheres mais velhas de ser o de exemplo para as mulheres mais novas. Oxalá que isto fosse sempre o que acontece. No entanto não poucas vezes tomamos conhecimento de mulheres que "aprendem também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem." (I Timóteo 5:13) (Aconselho a leitura de I Timóteo 5:1-16) Estas criam mais problemas do que um pastor possa resolver. Elas destroem outras mulheres, pois as mais novas acham que estão recebendo elogiáveis conselhos de uma mulher idosa e sábia quando não é nada disto. Elas até destroem casamentos por semear contendas e fofocas, bem como destroem outras pessoas tagarelando de casa em casa. Pior é que deixam as tarefas da própria casa desfeitas para andar de casa em casa, privando outros de fazer seus deveres de casa.

            Sei que estou contrariando a opinião popular, mas com a autorização da Palavra de Deus, quando digo exatamente o que Ela orienta. Assim as mais idosas devem instruir as mulheres mais novas para "amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido..." As mulheres de hoje estão sendo instruídas de que elas não têm valor como mulher a não ser que tenham uma profissão e trabalham fora de casa. Frequentemente a necessidade leva a mulher para trabalhar fora, no entanto em outros casos este trabalho é supérfluo, e a renda usada apenas para comprar coisas que não são de primeira necessidade, enquanto a convivência entre marido e mulher sofre e filhos se criam sozinhos se envolvendo com amigos duvidosos e atividades que levam a perversão e até a criminalidade. De acordo com a Palavra de Deus, o lugar da mulher casada e com filhos é em casa providenciando o que marido e filhos necessitam, sim, o que necessitam, e isto é o amor e ternura que ela pode dispensar copiosamente para depois receber elogios semelhantes da mulher virtuosa de Provérbios 31.

Philip D. Walmer