>
 

O Que Você Tem Na Cabeça?

            "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1-2)

            É bem cedo, mas faz bem mais de hora que estou acordado. Fiquei na cama meditando naquilo que Deus trouxe a minha memória. Aí começou formar-se o esboço do que escreverei abaixo para meus amados leitores.

            Vivemos num mundo cheio de barulho. Da privacidade do meu quarto e cama posso ouvir dia e noite os sons dos carros, caminhões e motocicletas em uma avenida distante. O som mais penetrante é o das ambulâncias, carros da policia e os dos bombeiros com suas sirenes abertas alertando os demais motoristas que um veículo de emergência está chegando com pressa para cumprir uma missão de socorro para alguém. É difícil fechar os ouvidos para tudo isso. Para complicar ainda mais, os vizinhos têm cães que ao ouvir as sirenes de longe começam uivar, aumentando ainda mais o barulho do ambiente.

            Andando no trânsito, todos são obrigados aguentar o som dos outros que elevam o volume dos seus rádios tanto que a lata do carro vibra. Em todo lugar sempre tem um telefone tocando, com torpedos, ligações, avisos e etc. Aqui em casa o telefone toca várias vezes por dia e as ligações são de empresas querendo vender algum produto para a gente. Isto me aborrece, pois invade a minha privacidade. Não, não sou um velho chato, mas eu tenho direito de ter um lugar onde posso fugir do barulho sempre presente para poder encher minha cabeça de coisas mais agradáveis.

            Se não bastasse estes sons dos quais não dar para fugir, muitas pessoas colocam fones nos ouvidos e ligam um som de roqueiros, cantores de rap, ou de outros cantores que entoam canções acerca de amor não respondido, infidelidade conjugal, enquanto elogiam e recomendam relações sexuais ilícitas, desobediência civil, o uso de drogas, álcool, entre muitas outras coisas que não contribuem nada para uma vida espiritual, nem ao bem social ou familiar.

             No texto acima Paulo admoesta a renovação da mente para poder conhecer a vontade de Deus que é perfeita e agradável. Não tem absolutamente nada imperfeita ou desagradável com a vontade de Deus. Pessoas acham que têm, pois as características delas vão contra a vontade carnal do homem. No entanto, a vontade de Deus não só tem benefícios enquanto vive neste mundo, mas levará também à cidade celestial e a vida eterna.

            Você tem na cabeça apenas os sons deste mundo? Ouve apenas estas coisas superficiais? Tem deixado com que o mundo enchesse sua cabeça somente com aquilo que agrada a carne? Existe no meio deste barulho mundano um lugarzinho onde os sons de Deus, isto é, a voz de Deus possa penetrar e enfiar alguma coisa benéfica para seu espírito deprimido? Tendo ouvido ocasionalmente as letras destas canções mundanas, não questiono mais por que tanta gente anda triste, desanimada, deprimida e não poucas vezes com vontade de tirar sua própria vida. Os médicos receitam medicamentos de toda espécie para auxiliar as pessoas enfrentar a vida com seus desafios. Apesar disto, isto é, apesar de tomar tanto medicamento que prejudica o equilíbrio psicológico, bem como a mente e o corpo, pessoas continuam a garimpar no meio do que pode ser considerado como lixo tóxico para todo o ser humano à procura de felicidade e bem estar. Os efeitos colaterais são terríveis, no entanto parece que as pessoas não percebem o dano até que seja tarde demais.

            Pode criticar o quanto quiser a vida de um verdadeiro cristão, mas é difícil ver um que realmente vive esta vida que acumula os problemas que pessoas do mundo têm. Deus cuida dos seus, proporcionando tudo que eles necessitam para viver uma vida de paz, alegria e gozo. Paulo ao dizer "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades", referiu-se a muito mais do que apenas as necessidades monetárias.

            Para poder renovar a mente, Paulo disse que era necessário não se conformar com este mundo. É justamente neste ponto onde muitos se dão mal. Querem todos os benefícios da vida cristã, enquanto andam de mãos dadas com o mundo. Fica sabendo que não pode namorar Jesus Cristo e o mundo ao mesmo tempo. A Bíblia é clara em dizer que não pode servir dois mestres ao mesmo tempo. Veja: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro." (Mateus 6:24)

            Seria difícil convencer alguém, menos ainda a Deus que tem a habilidade de sondar o coração (mente), que uma pessoa pode ouvir, ler ou assistir qualquer coisa de fama e conteúdo duvidosa, coisas torpes e de baixa moral e ainda ter seu íntimo cheio de pensamentos bons e agradáveis a Deus. Ouça o pedido de Davi: "As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!" (Salmos 19:14) Aí volto ao título desta mensagem. "O Que Você Tem Na Cabeça?" Ainda que você não admita a ninguém... Deus sabe. Sendo que você sabe bem o que ocupa sua mente e seus pensamentos, preocupe-se que Deus também sabe?

            Antes de enfrentar as mais difíceis horas da sua vida, Jesus e seus discípulos cantaram um hino (provavelmente um Salmo) antes de sair para o Jardim de Getsêmani. (Mateus 26:30 e Marcos 14:26) Não despreza os antigos hinos e canções da Igreja, pois estes já consolaram e ajudaram várias gerações de crentes enquanto enfrentaram dificuldades que esta geração atual simplesmente não conhece. Pessoalmente, testemunho que em centenas, ou quem sabe em milhares de manhãs, despertei-me de uma noite de sono, encarando um dia cheio de desafios, com um hino rodeando no meu ser. Neles haviam palavras consoladoras, escritas por alguém que do meio da sua angústia e fé em Deus escreveu para o fortalecimento de outros em gerações futuras.

            Em Efésios capítulo cinco, Paulo exorta quem serve a Deus para fazer obras agradáveis a Deus. Nos versículos dezenove e vinte ele encoraja o uso de hinos e canções: "... falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo." (Efésios 5:19-21) Estas canções devem dar graças a Deus, entoar louvores sinceros (de coração), sendo cantadas por quem tem um espírito humilde e é sujeito aos outros por temer a Deus.

            O cantar, apesar da sua importância em nosso louvor a Deus não deve jamais tomar a preeminência em qualquer culto. "Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração." (Colossenses 3:16) Deve haver também amplo tempo para o ministério da Palavra por pessoas aptas e chamadas para esta obra.

            Amigo leitor, eu sinceramente quer que você não tenha vergonha do que está guardado no seu coração ou em que você está sempre meditando. Deus sabe o conteúdo de cada coração. Guarde bem o seu coração para que Deus se agrade do que acha nele. Que o temor a Deus faça parte da sua vida!

Philip D. Walmer