>
 

Dia de Ações de Graça

 

            Ontem nos Estados Unidas foi um feriado nacional chamado Dia de Ações de Graça. Este dia foi estabelecido anos atrás para lembrar a vinda dos peregrinos da Europa que em um banquete que fizeram no final da primeira colheita de grãos e outros produtos, resultado do plantio na época da primavera anterior, deram graças a Deus por providenciar as necessidades deles. Infelizmente nem todos hoje embarcaram neste caminho de agradecimento a Deus pelas bênçãos recebidas da mão bondosa Dele, pensando, contudo, de que tudo que têm é meramente e exclusivamente o resultado da sua inteligência e esforço. Assim, em um dia em que Deus deve ser lembrado com afeto e muito agradecimento, o louvor é dado a quem na realidade nada produz se Deus não abençoasse com sol, chuva e outras condições climáticas.

            A Bíblia declara o seguinte acerca dos dias que atualmente vivemos: "Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes..." (II Timóteo 2:1-2) Todos que demonstram ingratidão a Deus pelas graças recebidas da Sua mão estão cumprindo as profecias com respeito o fim dos tempos.

            Vamos analisar mais uma vez o que a Bíblia diz em relação ao nosso dever de dar graças a Deus e honrar Ele pela fartura que temos. Para iniciar, coloquei as duas palavras "dar graças" na minha concordância eletrônica e descobri que este termo, apenas este termo, é usado setenta vezes na Bíblia. Podemos, portanto concluir que é da vontade de Deus que Sua criação O louve em todo tempo.

            "Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor?" (Salmos 6:5)

            "Glorificar-te-ei, pois, entre os gentios, ó SENHOR, e cantarei louvores ao teu nome." (Salmos 18:49)

            "Salmodiai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e dai graças ao seu santo nome." (Salmos 30:4)

            " Dar-te-ei graças na grande congregação, louvar-te-ei no meio da multidão poderosa." (Salmos 35:18)

            "Graças te rendemos, ó Deus; graças te rendemos, e invocamos o teu nome, e declaramos as tuas maravilhas." (Salmos 75:1)

            "Quanto a nós, teu povo e ovelhas do teu pasto, para sempre te daremos graças; de geração em geração proclamaremos os teus louvores." (Salmos 79:13)

            "Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo," (Salmos 92:1)

            "Alegrai-vos no SENHOR, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome." (Salmos 97:12)

            "Rendei graças ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei conhecidos, entre os povos, os seus feitos." (Salmos 105:1)

            "Aleluia! Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre." (Salmos 106:1)

            "Levanto-me à meia-noite para te dar graças, por causa dos teus retos juízos." (Salmos 119:62)

            "... para onde sobem as tribos, as tribos do SENHOR, como convém a Israel, para renderem graças ao nome do SENHOR." (Salmos 122:4)

            "Assim, os justos renderão graças ao teu nome; os retos habitarão na tua presença." (Salmos 140:13)

            "... nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças." (Efésios 5:4)

Philip D. Walmer