>
 

O Cumprimento do Dever

 

            "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo..." (Mateus 28:18-19)

            "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15)

            As ordens de Jesus para seus discípulos foram exatamente aquilo... ordens, não meramente sugestões, contudo ordens a serem cumpridas. Estas ordens continuam válidas até o presente dia, pois na realidade foram dadas aos que fariam parte da Igreja que seria iniciada com o derramamento do Espírito Santo poucos dias após Jesus proferi-las. Os que se arrependeram dos seus pecados, que foram batizados nas águas em o nome de Jesus (Atos 2:38) e que foram cheios do Espírito Santo como os discípulos de Jesus no Dia de Pentecostes, têm o dever, sim dever, de evangelizar o mundo em volta.

            No entanto, pessoas frequentemente se desanimam com a falta de resultados. O interessante é que Jesus jamais deu qualquer índice com respeito os resultados a serem esperados. Nunca foi prometido que os discípulos de Jesus teriam sempre grandes e espantosos resultados. Na passagem bíblica que segue, Paulo declara o dever dos despenseiros dos mistérios do Evangelho. "Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios a de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel." (I Coríntios 4:1-2) Assim se entende que é o dever de cada crente de ser fiel no cumprimento do seu dever, jamais se vangloriando com grandes resultados, nem se desanimando com pouco ou nenhum resultado.  O dever é de ser fiel no cumprimento das ordens de Jesus.

            É interessante considerar o ministério dos profetas da era do Antigo Testamento, profetas como Isaias, Jeremias, Ezequiel, entre outros. Por exemplo, Isaias e Jeremias profetizaram, isto é, entregaram o recado de Deus para o povo de Israel durante aproximadamente cinquenta anos cada um. Espantoso é que durante este tempo todo, e apesar das pregações declararem as determinações de Deus acerca da punição vindoura, caso Israel como nação, não se arrependesse dos pecados de idolatria e imoralidade, Israel, não somente ignorou as mensagens entregues pelos profetas chamados e autorizados por Deus, mas perseguiu e matou estes homens de Deus.

            Apesar das pregações deles não resultarem em arrependimento, nem na conversão de pessoas das suas maldades, eles continuaram fieis a Deus e sua chamada. Imagine! Cinquenta anos pregando, aconselhando, implorando e rogando o povo para mudar seu modo de viver para não sofrer consequências desastrosas, sem sequer qualquer resultado positivo.

            Israel não se arrependeu, não mudou seus pensamentos e continuou no mesmo caminho que Deus não aprovou. Finalmente o cálice de iniquidade transbordou e Deus iniciou a merecida punição. Contudo Israel não podia reclamar, pois Deus os alertou por vários profetas ao longo de muitos anos. Nosso trabalho nestes dias é semelhante. Estamos fazendo tudo que os profetas fizeram, e frequentemente sem muitos resultados. No entanto, o dia do juízo do Senhor está chegando, e quando Deus pune, há de ser com equidade, pois Ele deu Sua Palavra e os pregadores para declará-La. O mundo jamais poderá reclamar do juízo de Deus, pois foi amplamente advertido pelos fieis servos do Senhor. Prega a Palavra sem apologia e sem mudança, pois Deus depende disto para poder julgar com justiça!

Philip D. Walmer